sexta-feira, 26 de junho de 2009

Lixo em Contêineres em Rio Grande

A Receita Federal investiga 740 ton de lixo doméstico vindas da Inglaterra
Alfândega/RF

Lixo doméstico veio para Rio Grande em 40 contêineres

Fonte: Jornal Agora - Rio Grande.

Encontram-se retidos no Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto do Rio Grande 40 contêineres com 740 toneladas de lixo doméstico vindos do porto Felixtowe, da Inglaterra. A carga foi importada por uma empresa de Bento Gonçalves e chegou descrita como polímeros de etileno para reciclagem. No interior dos contêineres estão banheiros químicos prensados, camisinhas, seringas, cartela de remédios, pilhas de bateria, entre outros, além de material orgânico. A Alfândega da Receita Federal do Brasil no Porto do Rio Grande está investigando a operação de importação irregular. Em Caxias do Sul, há outros oito contêineres com esse tipo de lixo e no Porto de Santos (SP) mais 16.
Conforme o chefe da Alfândega no porto rio-grandino, Marco Antônio Medeiros, a descrição da carga levava a crer que se tratasse de desperdício de indústria petroquímica que viria para reciclagem. Junto com o lixo vieram alguns tambores contendo brinquedos estragados e sujos, como, por exemplo, boneca sem cabeça. Também havia bilhetes com pedido para que os brinquedos fossem entregues às crianças pobres do Brasil e com a orientação de "favor lavar antes de usar".
As 740 toneladas de lixo chegaram ao Tecon do final de fevereiro até o final de maio deste ano, em oito embarques diferentes, com uma média de cinco contêineres em cada embarque. E foi descoberta pela Receita Federal a partir de uma denúncia anônima de irregularidade em uma carga deste tipo. Fiscais da Alfândega que fazem análise de risco passaram a procurar no sistema e descobriram qual era a importação.
A partir da descoberta da carga, a Alfândega também comunicou o Ministério Público Federal (MPF), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e órgãos ambientais. A investigação começou há duas semanas. Medeiros relatou que já foram identificadas as empresas envolvidas no Brasil e agora a Alfândega está tentando descobrir os envolvidos no exterior. Os nomes das empresas não foram divulgados para não prejudicar a investigação. Ele não descarta a participação de brasileiros que estejam no exterior.
A intenção da Alfândega é de fazer com que a empresa importadora devolva as 740 toneladas de lixo à origem, até para forçar as autoridades europeias a tomarem providências para que esse tipo de prática desleal no comércio exterior não continue. "Nós já temos o nosso lixo. Essa importação é muito prejudicial ao País", observou. Durante a investigação, a equipe da Alfândega teve conhecimento de que existe uma máfia na Europa que desvia o lixo de lá e envia para outros países. "Ficamos sabendo inclusive que há um livro sobre a máfia italiana que desvia lixo de descarte, com documento falso, e venderia como material próprio para reciclagem", relatou.
Ele observa que hoje a preocupação com descarte de lixo é internacional. Os 40 contêineres estão retidos em local apropriado, no Tecon. Conforme Medeiros, antes de eles serem abertos, foi chamada a Anvisa e depois o Ibama para verificarem. Na abertura dos contêineres, foi constatado cheiro muito forte. "Ambos ficaram bastante preocupados. Nos meus 11 anos como auditor fiscal, nunca vi uma situação dessa", disse. O objetivo é evitar que esse material entre no País. A Alfândega também fez contato com a Receita Federal de Caxias do Sul e do Porto de Santos, visando que nestes locais sejam adotadas as mesmas medidas que estão sendo tomadas em Rio Grande.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Cuba devolta a OEA, Integração Americana


Cuba devolta a OEA, Integração Americana

A Organização dos Estados Americanos (OEA) revogou nesta quarta-feira a resolução que excluía Cuba, e que por quase meio século impossibilitou que esta ilha do Caribe com mais de 10 milhões de habitantes, de integrar-se economicamente com seus irmãos Latino-americanos!

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou a decisão.

" - Eu acho que é uma vitória do POVO Latino-americano!

- Não tem mais explicação hoje, em lugar nenhum do mundo, o embargo à Cuba! “

Acrescentou o presidente, se referindo ao embargo imposto pelos Estados Unidos.

Cuba havia sido expulsa da OEA em 1962 por pressões dos EUA, que argumentavam que o governo comunista de Fidel Castro não era compatível com os princípios democráticos da entidade.

Alguns países latino-americanos asseguraram que a antiga resolução era arcaica e deveria ser anulada para ajudar o incipiente diálogo entre Washington e Havana.

"Um abraço forte histórico e solidário ao povo irmão de Cuba que foi aliviado por esta assembleia magna e nossos povos recuperaram sua dignidade"

Disse, Patricia Rodas, chanceler de Honduras, que presidiu a assembléia anual da OEA.

A resolução XVI...mediante a qual se excluiu o governo de Cuba de sua participação no Sistema Interamericano ficará sem efeito na Organização dos Estados Americanos", disse a resolução aprovada por unanimidade pela assembléia da OEA.

Este é mais um passo na construção de uma Nova América Possível, uma América Solidária para com seu Povo. Passo este começado a muito tempo em nosso continente, por Bolívar, Artigas e tantos outros. E que com Zapata, e principalmente com a Revolução Cubana de Fidel e CHE GUEVARA, tornaram-se evidentemente, o único caminho possível a seguir na construção de uma América Popular.

As ditaduras militares de direitas, apoiadas pelos governos Norte-americanos através da CIA, foram a maneira encontrada para “adiar” estes momento, através:

-Do Golpe Militar de 1º de abril (Dia dos Bobos) de 1964 no Brasil, contra as Reformas do Governo João Goulart;

-Do inaceitável Ataque em 11 de SETEMBRO de 1973 ao Palácio La Moneda, onde Pinochet a mando da CIA, usou a Aviação Militar do Chile, para atacar e matar Salvador Allende, o primeiro Presidente de Esquerda eleito democraticamente na América do Sul;

- Dos Golpes Militares no Uruguay; na Argentina; no Peru e na Bolívia, entre tantas outras interferências que foram feitas na nossa América para impedir que o Povo Latino-americano, fosse soberano em seu território de origem.

Exilados; Presos; Torturados; Desaparecidos e Mortos, este foi o saldo de tanta opressão ao Povo Latino-americano. Mas a luta dos Companheiros da Guerrilha do Araguaia, do MR-8, dos Tupamaros, do Sendero Luminoso, das FARC, entre tantos não foi em vão.

Com a vitória nas urnas de Hugo Chaves, primeiro presidente Indígena na Venezuela em 1998, a América do Sul passa por um novo período, e desta mudança que estava no coração de cada um dos Sul-americanos, ocorrem sucessivamente vitórias da esquerda,com:

- Lula da Silva, primeiro presidente oriundo da Classe Trabalhadora do Brasil, em 2002;

- Nestor Kirchner, presidente da Argentina, em 2003;

- Tabaré Vasquez, primeiro presidente de esquerda do Uruguai, em 2004;

- Evo Morales, primeiro presidente Indígena da Bolívia, em 2005;

;

- Rafael Correa, presidente de Esquerda do Equador, em 2006;

- Michele Bachelet, primeira Secretária de Defesa de um país da América Latina, e Primeira Presidente da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), do Chile, em 2006;Justificar

- Fernando Lugo, primeiro presidente de esquerda, do Paraguai, em 2008;


Este é um processo que se torna evidente, e que hoje com a Eleição de Barak Obama nos Estados Unidos, e com o fim do Embargo econômicoa Cuba, deixam cada vez mais presente a alternativa de uma Outra América Possível !