quarta-feira, 30 de setembro de 2009

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Presidente do Banco Central do Brasil , Henrique Meirelles. Anuncia sua filiação ao PMDB



O presidente do Banco Central , Henrique Meirelles anunciou sua filiação ao PMDB de Goiânia. Depois de muita especulação sobre qual seria a legenda escolhida por Meirelles. Lembrando que o PP de Goiânia já vinha a algum tempo negociando com o Presidente do BC. Nesta terça , o anúncio de filiação ao PMDB foi feito por Meirelles.

Dia 03 de outubro termina o prazo de filiação para pessoas que queiram se candidatar nas eleições de 2010. Com base nisto temos visto neste mês de setembro uma movimentada cena de filiação partidária de "famosos".

A primeira das filiações "bombásticas" foi a da Ex-ministra do meio ambiente Marina Silva que saiu do PT, e rumou para o Partido Verde, que lhe abriu as portas para uma possível candidatura a presidência da República. A possível candidatura de Marina ao Planalto pelo PV, tem mudado o cenário na corrida eleitoral. No 2º congresso do PSOL. A atual vereadora de Maceió, Heloísa Helena, deixou transparecer que seu interesse nas eleições 2010, é o de ser candidata a Senadora por Alagoas. Estes fatos, somados a possíbilidade da candidatura à presidência de Ciro Gomes pelo PSB. São o panorama da corrida rumo à Brazília. Que tem como favoritos ao Páreo. O Governador do Estado de São Paulo José Serra x A Ministra-Chefe da Casa Cívil Dilma Roussef - A mãe do PAC, como a candidata que irá dar sequência ao Governo do Presidente LULA.

Já no Rio de Janeiro, os ex-jogadores Romário e Edmundo, anunciaram suas filiações. Respectivamente ao PSB e PP. Romário em seu discurso de apresentação ao PSB, cometeu a gafe de chamar o partido de PSDB. Mas isso não vem ao caso, pois o que vale é a "intensão"!

Até o dia 03 de outubro , ainda teremos muitas novidades no que diz respeito à filiações partidárias!

Há braços!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Presidente da República Socialista Árabe da Líbia recebe "Ordem Símon Bolivar" de Hugo Chavez



O Presidente da República Socialista Árabe da Líbia (Muammar Al-Ghadaffi*) recebeu a "Ordem Símon Bolivar" de Hugo Chavez, em evento realizado nesta noite de segunda 28 de setembro de 2009. Na Universidade Bolivariana de Venezuela.

Após estar presente à Cúpula da ASA (América do Sul-África) realizada neste final de semana na Isla Margarita, Departamento de Nueva Esparta. O Líder Revolucionário Líbio passou o final de semana em sua tenda beduína montada no pátio do hotel onde estavam os demais líderes que participaram da cúpula. E nesta segunda recebeu a Ordem Simón Bolivar das mãos do anfitrião. O presidente da República Bolivariana da Venezuela, Hugo Chavez. Que disse em um discurso histórico:

" Muammar Ghadaffi é para o povo da Líbia, o que Simón Bolivar é para o povo da Venezuela! Seu Libertador ! "

Ambos falaram sobre a importância de criar uma alternativa para os países do SUL. Uma alternativa que acabe com a exploração imperialista que estes povos vem sofrendo a centenas de anos. Enfatizaram o caminho SOCIALISTA. Como a única alternativa possível.

A ASA mostra-se uma alternativa muito boa para os povos da América do Sul e África. Que juntos possuem mais de 1 bilhão de habitantes, e com os acordos assinados neste final de semana, ficam na espectativa que a integração faça com que muitos problemas enfrentados possam ser solucionados.
Para isto, já é uma realidade a Criação do Banco do SUL, que começa suas atividades com mais de 20 bilhões de reais para financiar açoes nos países do SUL.

Assisti a este encontro histórico na Universidade Bolivariana da Venezuela através do site da TeleSUR, que transmitiu o evento ao vivo! Assista a programação em:
www.telesurtv.net


* Muammar Al-Ghadaffi, nasceu em uma tenda beduína da Líbia(País que vivia sob domínio Italiano). Em 1969 participou do Movimento Revolucionário que acabou com a Monarquia no país. Ajudou a instaurar um Regime Socialista Árabe. Nestes anos de governo, Al-Ghadaffi (ou Kataffi) sofreu um duro embargo econômico, promovido principalmente pelos Estados Unidos. Mesmo assim, hoje a Líbia se mostra como um exemplo para o mundo, pois possui o Indice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais alto , em todo Continente Africano! Uma raridade no continente africano, tão arruinado por séculos de exploração imperialista.

sábado, 26 de setembro de 2009

II Cúpula América do Sul-África (ASA)


Entre os planos de educação da II Cúpula América do Sul-África (ASA), que se realiza na Isla de Margarita, estado Nueva Esparta (República Bolivariana da Venezuela). Está a criação da Universidade dos Povos do Sul.

O ministro do Poder Popular para a Educação Superior da venezuela, Luis Acuña. Anunciou um plano de ações para atacar os problemas estruturais na educação da América do Sul e da África. Como a baixa alfabetização, e entre outros aspectos, a luta para erradicar a pobreza em ambas as regiões. Para isso é nescessário formar profissionais em diferentes áreas, para possibilitar um maior desemvolvimento de nossos países. A educação torna-se portanto, um elemento fundamental para a integração e desenvolvimento dos nossos povos.


Para tanto , se propoe a criação de redes de instituições universitárias , que permitam a homologação de títulos entre os países participantes do Encontro.
O ministro venezuelano concluiu dizendo que:

"Hay mucha acogida a este planteamiento de integración en manera universitaria, porque eso nos dará movilidad académica entre nuestros países, pues es un proyecto para intercambiarnos con los países del ámbito SUR-SUR que estamos llamados a la solidaridad y la cooperación para beneficio de toda la sociedad".


Entre outras coisas que estão acontecendo na Cúpula, o Lider revolucionário líbio, Muammar al-Gaddafi recebeu ao presidente da República Bolivariana da Venezuela Hugo Chavez, em uma tenda beduína (típica dos povos nômades da Líbia), montada na Isla Margarita.


Neste Sábado ocorrem várias reuniões bilaterais entre as dezenas de chefes de estado presentes no Caribe Venezuelano. E no Domingo encerra-se a II Cúpula América do Sul - África, com a assinatura de acordos entre os representantes dos países presentes.

Este é mais um passo na Interação SUL-SUL. Que se mostra cada vez mais como a melhor alternativa para os Países que sofreram centenas de anos de exploração!


Fonte:Rádio Nacional de Venezuela - Ministério del Poder Popular para la Comunicación y la Información.
Ouça a programação da Rádio Nacional de Venezuela às 24 hs no seu computador. Acesse:


www.rnv.gov.ve

domingo, 20 de setembro de 2009

20 de Setembro - Parabéns a Tod@s que ajudaram a construir esta História



Através de uma historiografia tradicional, chamada de "Democracia do Pampa" se nega por muitas vezes a relação Explorados-Exploradores. Se ignora na História Oficial do Rio Grande , a luta dos despossuidos - Negros, Indios, Mestiços e Pobres em geral.

Dentre as raízes políticas , econômicas e sociais da Revolução farroupilha estavam por um lado o Café, que fazia com que as demais províncias se submetessem ao interesses econômicos das províncias cafeicultoras. E por outro, a perda da província Cisplatina(URUGUAY). Significando para os charqueadores o encarecimento do produto, já que muito do gado Uruguaio, passou a ser carreado para os saladeros argentinos.

Proclamando a liberdade dos escravos que defendessem a liberdade dos repúblicanos, puderam os Generais da República ter um certo número de homens que formaram a base de sua força militar. recrutaram solteiros, entre 18 e 35 anos. Brancos, Pardos, Indios e Negros libertos. Inclusive um indivíduo branco, poderia se eximar de lutar, se oferecesse um escravo negro com Carta de Alforria, para lutar em seu lugar.

Em novembro de 1938, o Império decretou a "Lei da Chibata". Ordenando que todo escravo rebelde recebesse de 200 a 1.000 chibatadas. E estrategicamente, prometiam a Carta de Alforria para todo escravo rebelde que se entregasse às forças imperiais.

O MASSACRE DOS LANCEIROS NEGROS EM PORONGOS

Nesse contexto, acontece na madrugada de 14 de novembro de 1844, o "massacre de porongos", onde os lanceiros negros, previamente desarmados por Canabarro e separados do resto das tropas, forama atacados de surpresa e dizimados pelas tropas imperiais. Isto se deu , pois não servia para nenhuma das Elites que travavam a Guerra, ter no Rio Grande do Sul, Negros Libertos.

Embora os Grandes Proprietários de terras , acreditem ser os protagonistas da Revolução Farroupilha. Os Negros, Indios, Mestiços e Brancos Pobres, que lutaram bravamente pela República e pela Liberdade, foram os grandes protagonistas da Revolução Farrapa!

Este mesmo espírito progressista, libertário e anti-inperialista dos Farrapos, senmpre estiveram presentes em nosso povo, como na Coluna Prestes em 1924, na Revolução Getulista de 1930, no Movimento da Legalidade de Brizola e Jango em 1961, na Resistência a Ditadura Militar nos Anos de Chumbo, e hoje na Luta contra o Neoliberalismo e a Favor de um Projeto de País, com Soberania, Democracia e Distribuição de Renda através de nossas inumeras e fartas riquezas naturais, como é o caso do Pré-Sal.

O texto é baseado no Livro Revolução Farroupilha, a mais longa revolta repúblicana enfrentada pelo Império Centralizador e Escravocrata. Do Deputado Raul Carrion (PCdoB-RS), Editado pela Assembléia Legislativa, Porto Alegre, 2007.

sábado, 19 de setembro de 2009

Presidente da Venezuela (Hugo Chavez). Participa do lançamento do Filme "South of the Border" de Oliver Stone no Festival de Veneza



Hugo Chavez participou do Festival de Veneza, já que um filme-documentário sobre o Movimento de "Renascimento" na América Latina, foi um dos filmes que participou do Festival. Quando Chávez entrou na sala, ao lado de Oliver Stone, os aplausos foram efusivos.

O documentário conta a ascensão de Chávez ao poder, suas mudanças e como vários presidentes sul-americanos foram eleitos. Rafael Correa do Equador, Fernando Lugo do Paraguai, Evo Morales na Bolívia. Eles e Nestor e Cristina Kirchner, assim como Luiz Inácio Lula da Silva, são entrevistados.

Uma fala do presidente brasileiro foi aplaudida durante o evento em Veneza: “Nós pagamos o FMI, pagamos o Clube de Paris, não devemos nada a ninguém”. Ele diz ainda que vê a America do Sul unida em bloco, como a União Européia. “Vejo e trabalho para isso. Que tenhamos uma única moeda, um parlamento, instituições políticas e sindicais unificadas. É a primeira vez que pobres são tratados como seres humanos.”

No momento que os créditos subiram, ao som de “South American Way”. Hugo Chávez acenou e os aplausos se estenderam por cerca de dez minutos. “Estamos fazendo uma revolução pacífica na América do Sul”, disse, repetindo uma frase do filme. E concluiu:

“Quando os europeus chegaram à América do Sul, havia 90 milhões de aborígenes. Duzentos anos depois, havia 4 milhões. Depois eles levaram 20 milhões de africanos. E nós nascemos daí. Queremos um mundo melhor onde negros, índios e brancos sejam iguais."

Fica a espectativa de uma verdadeira transformação de fato na Conciência Popular da América Latina e do Mundo !

Vale a pena assistir o Filme-documentário, nos enche de orgulho!!!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Os Deputados riograndinos Sandro Boka (PMDB) e Adilson Troca (PSDB) estão a Favor do Governo Yeda! E não comparecem mais uma vez na CPI




Ao verem que a cada dia se torna mais dificil a defesa do Governo Yeda! Os deputados da bancada governista, entre eles os riograndinos Sandro Boka(PMDB) e Adilson Troca(PSDB) não compareceram mais uma vez a CPI da Corrupção no Governo Yeda!

Nesta quarta-feira mais de 500 manifestantes, integrantes do forum dos servidores públicos, exigiu mais uma vez o Impeachment da Governadora!


O povo da região sul exige que sejam apurados os fatos. Não estando de acordo com o não comparecimento dos deputados a CPI!

"Ai, ai, ai, ai....
está chegando a Hora!
O dia já vem...
raiando meu bem...
........e muita gente tem que ir embora.....................!!!!"

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

José Edvaldo da Silva atravessou o Brasil a pé até chegar ao CHUÍ


José Edvaldo da Silva (Zé da Silva), tinha como objetivo conhecer a cidade do Chuí. Mas como não tinha dinheiro para fazer a viagem. Conseguiu realizar seu sonho caminhando. Saiu de Grajaú no Maranhão em 2004. Percorreu 15 estados e quase 1.000 cidades brasileiras.
Carrega consigo apenas uma mochila. Com roupas íntimas, uma garrafa de água e não mais do que isso!

Conheci a história de Zé da Silva , no Jornal do Almoço (Rio Grande) no final do mês de Agosto. Fiquei curioso por sua história de perseverança e desapego. Desejei conhecer esta figura tão diferenciada. Pois no dia 3 de setembro. Eu estava rumo ao Chuí, mais precisamente na Reserva Ecológica do Taim. Entre um carro e outro peguei uma carona com minha companheira de geografia Raquel, e não é que lá na estrada, alguns quilometros mais a frente estava o Zé. Com camiseta e Bandeira do Brasil em punho. A festa foi grande, bozina, acenos, gritos. Chovia. Ele caminhava. Nós seguimos. Entreparamos, mas seguimos. Não foi desta vez que a conversa com ele aconteceu. Achei que nunca mais o veria. Ficou retida a vontade de falar pessoalmente , "Parabéns por sua força de vontade"!Fazer o que?

Neste Domingo, estava eu novamente na estrada, desta vez no trecho entre Barra do Chuí e Chuí. De Onibus. E não é que o Zé também estava lá.
Desta vez não exitei. Dei o sinal e desci na primeira parada. Também estava eu de mochila, pois iria viajar para Rio Grande. Desci e fui caminhando em direção ao Zé. Pensando em quantos passos este homem deve ter dado nessa sua caminhada pelo Brasil.

"Olá companheiro!" estas foram as palavras do Zé!
Incrível, estava falando com o Zé!
ELE CONSEGUIU.

José da Silva estava voltando de uma caminhada de muitos quilometros, e de incontáveis passos. Conversamos um pouco. O Zé me contou um pouco sobre seu sentimento de missão cumprida. Caminhar desde 2004, para chegar até o Chuí. Indiquei um local pra ele fazer sua refeição. Contribui com o que pude na "intera" para o almoço. E ele partiu.

Ficou a lição de um Brasileiro nato, pois a camiseta "canarinho", e a Bandeira do Brasil, indicavam para todos que o viam. Este é um brasileiro!!!
Seu nome e sobrenome confirmavam ainda mais esta impressão: José(ZÉ) da Silva!
Um Brasileiro que não desistiu nunca, até conseguir seu objetivo!

Fica uma enorme angustia. Pois é lamentável ver que uma pessoa como o Zé tenha feito tanto esforço para conhecer o Chuí. E que mesmo com todo esse simbolismo que nossa cidade tem para o Brasil. Nossos dois prefeitos e suas equipes, tenham feito tão pouco para o desenvolvimento do nosso Turismo nestes mais de 13 anos de município.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Atentado de 11 de Setembro na História da América Latina




No dia 11 de Setembro de 1973 o Palácio La Moneda (Sede do Governo do Chile), foi atacado à bombas pela aviação chilena, sob comando do General Augusto Pinochet.

Em 1970, o povo chileno havia eleito pela primeira vez no mundo, um presidente de esquerda através da Coalizão chamada Unidad Popular da qual faziam parte o Partido Socialista, o Partido Comunista entre outros partidos de esquerda chilenos.

A espectativa era enorme. Mas no Chile da década de 70, assim como no restante da América Latina (exceto Cuba), os meios de produção eram de propriedade de poucos(principalmente empresas norte-americanas).

Mas a CIA, soube realizar com precisão, a formula para o caos no Chile. Um conjunto de operações encobertas, como atentados terroristas , assassinatos, sabotagens, boicotes e greves patronais, junto com a oposição dos representantes da elite no congresso e o controle da mídia. Permitiram que o Chile se tornasse ingovernável, e em 11 de setembro de 1973, o bombardeio aéreo no Palácio La Moneda, ceifou a vida de Salvador Allende, um dos tantos latino americanos que sonhavam com uma américa e um mundo mais justo e igualitário.

O golpe militar no Chile, gerou uma das lembranças mais tristes para a América Latina, a imagem do Estádio Nacional do Chile, servindo como campo de concentração para todos aqueles que sonhavam e trabalhavam para construir um Chile solidário e livre.

O exemplo destes e de tantos outros companheiros que deram sua vida, e sua morte à causa da Justiça Social, deve ser lembrada por todos nós permanentemente. Mas datas históricas como o 11 de setembro, não devem passar despercebidas, e devem ser sempre lembradas para não deixar no esquecimento as atrocidades a que foram submetidas nossas populações nestes mais de 500 anos de invasões, lutas e explorações.

Há Braços

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Novos Horários de ônibus Santa Vitória-Chuí-Barra do Chuí




Estes são os novos horários dos ônibus

Santa Vitória - Chuí - Barra do Chuí


De Segunda à Sábado

Saída(SVP) Volta (Da Barra , passando pelo Chuí)

05:45 - 06:30
07:30 - 08:30
11:30 - 12:15
13:00 - 14:00
16:00 - 17:00
18:20 - 19:10

Domingos e Feriados

Saída(SVP) Volta (Da Barra , passando pelo Chuí)

07:30 - 08:30
10:00 - 12:15
13:00 - 14:00
16:00 - 17:00
17:00 - 18:00
18:20 - 19:10


Você concorda com estas mudanças?

Sugere outros Horários?


Há Braços

Gilberto Pereira

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Ministro do Desenvolvimento Agrário - Guilherme Cassel defende a revisão dos Indices de Produtividade Rural




Nesta Quarta-feira 02 de setembro, em entrevista ao Programa Conversas Cruzadas da TV Com, apresentado por Lasier Martins. O Ministro do Desenvolvimento Agrário - Guilherme Cassel, defendeu a atualização dos indices de produtividade rural, utilizados atualmente. Já que os mesmos foram estabelecidos em 1975.

Os avanços das técnicas nestes últimos 30 anos, permitem que muitas culturas possam ter seus índices de produtividade até mesmo dobrados. O Ministro Cassel comentou que em uma escala de 1 a 10, a revisão proposta esta em um estágio de número 4, pois se fossem levadas a uma revisão extremamente criteriosa, os índices poderiam ser bem maiores do que os propostos.

A defesa da Agricultura Familiar , por parte do Ministro foi exemplar. A Agricultura Familiar, segundo Cassel. Corresponde a maior parte do PIB da agricultura do Rio Grande do Sul. Também comentou sobre a importância que os investimentos realizados na Agricultura Familiar durante o Governo LULA, através de programas como o Luz para Todos e PRONAF (que atende os Agricultures Familiares com assistência técnica e crédito).

Ações como esta, garantem condiçoes para que hoje os Agricultores Familiares tenham dignidade em permanecer no campo. Evitando o "inchaço" das cidades, como ocorreu nos anos 60, 70 e 80, quando o incentivo a concentração de Terras era evidente. Política Pública que tantos males causou para a sociedade brasileira (aumento da violência, do desemprego e da fome em torno das periferias das cidades).

O Ministro Guilherme Cassel, explicou que muitos preconceitos existentes com relação ao Movimento dos Trabalhadores Ruraias Sem-Terra , não se sustentam. Como exemplo, respondeu o questionamento do Entrevistador que indagou sobre a presença de desempregados da cidade dentro do MST. Cassel respondeu com base em levantamentos do Ministério que comprovam, mais de 85% dos Assentados ou acampados são provenientes do Campo.

Perguntado sobre a importância Econômica da Agricultura Familiar, Cassel foi enfático. - Esta corresponde por grande parte das exportações agrícolas, e movimenta diversos setores da economia ligados a produção agrícola, como o de tratores, que cada vez mais são adaptados pelas empresas às condiços da agricultura familiar!

Entrevistas como esta são esclarecedoras no que diz respeito às ações desenvolvidas pelo Governo Federal com relação aos trabalhadores do campo. Percebemos a importãncia que a valorização deste setor da economia tem para nossas vidas. Pois é do campo e principalmente da Agricultura Familiar, que provêm grande parte da carne, do leite, e de diversos alimentos que consumimos diariamente.

Há Braços

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Marina Silva (PV) Presidente? Quem está feliz com isso?


Raro na oposição, PV se alia até a "motosserra de ouro" para governar


Adotado pela senadora Marina Silva (AC) para disputar as eleições presidenciais de 2010, o Partido Verde (PV) faz parte da base governista na ampla maioria dos Estados brasileiros, de acordo com um levantamento do UOL Notícias. A legenda esteve ao lado até do governador do Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), premiado pela ONG ambientalista Greenpeace com o "Motosserra de Ouro" há quatro anos.

Somando os 26 Estados e o Distrito Federal, o PV, mesmo com poucos redutos no Brasil inteiro, como Guarulhos (SP) e Natal, só não auxiliou últimos anos as coalizões governistas de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Tocantins, Pernambuco e Sergipe. O partido não elegeu nenhum governador em 2006.

A sigla também dá suporte ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e indicou Juca Ferreira ao Ministério da Cultura. Em troca, oferece o apoio da maior parte da sua bancada de 14 deputados federais. A exceção mais clara a esse posicionamento em Brasília é a do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), próximo do governador de São Paulo, José Serra (PSDB).

Até em Estados onde não elegeu representantes para a Assembleia Legislativa, casos do Acre, governado pelo petista Binho Marques, e do Distrito Federal, do governador José Roberto Arruda (DEM), o PV faz parte da base aliada e indica membros da administração pública.

Na maioria dos Estados, o PV conta com um ou dois parlamentares. Em São Paulo e Minas Gerais ficam as representações verdes mais expressivas: sete entre 94 deputados paulistas e sete entre 77 mineiros.

Essa flexibilidade permitiu ao PV indicar integrantes nos governos de todos os principais pré-candidatos para as eleições de 2010. Participa da gestão federal, que deve ter a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) como porta-bandeira e também conta com secretários nas gestões tucanas de São Paulo, de Serra, e Minas Gerais, com Aécio Neves.

Como construir o discurso de Marina Silva na provável candidatura dela à Presidência da República em 2010 se o partido é tão entranhado nos governos dos principais adversários da ex-ministra do Meio Ambiente do presidente Lula?

"Não somos muito oposição nem muito governo em lugar nenhum", afirmou o vereador por São Paulo José Luiz Penna, presidente nacional do PV. "Somos um partido aberto a quem quiser construir um programa novo. É como dizíamos: não estamos à esquerda nem à direita. Estamos à frente."

Apoio regional

Na região Norte, onde está a maior parte da Floresta Amazônica, o PV está à frente de gestões de diferentes matizes partidárias: é da base de Ivo Cassol (sem partido-RO), Binho Marques (PT-AC), Ana Júlia Carepa (PT-PA), Waldez Góes (PDT-AP) e José de Anchieta Júnior (PSDB-RR). Faz oposição a dois peemedebistas, Eduardo Braga (AM) e Marcelo Miranda (TO).

No Centro-Oeste, além de participar do governo de Maggi, criticado internacionalmente devido aos números de desmatamento no Estado , a sigla apóia o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), e conta com um subsecretário de Meio Ambiente.


O PV já teve representante no secretariado de Goiás, mas, segundo um assessor do governador Alcides Rodrigues (PP), perdeu o espaço porque estava "sem densidade eleitoral que justificasse". Mas mantém canais de comunicação com o governo, disse o assessor.

Nos três Estados do Sul, o PV só tem representante na Assembleia Legislativa do Paraná e integra a base do governador Roberto Requião (PMDB). A legenda ocupa a Secretaria do Meio Ambiente. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o partido participou de coligações de oposição aos governadores Yeda Crusius (PSDB) e Luiz Henrique da Silveira (PMDB).

No Nordeste, o PV tem apenas um reduto expressivo: o Maranhão, que faz parte da Amazônia Legal. O expoente do partido é o deputado Zequinha Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) e foi oposição ao governador cassado Jackson Lago (PDT). Voltou ao governo estadual com o retorno de Roseana Sarney (PMDB).

Na Bahia, o partido costuma orbitar em torno do PT do governador Jaques Wagner e nunca caminhou ao lado do grupo do falecido governador Antonio Carlos Magalhães. Em Alagoas, ocupa cargos na Secretaria do Meio Ambiente do governador Teotônio Vilela Filho (PSDB).

No Rio Grande do Norte, Estado onde administra a capital Natal com Micarla de Souza, o PV não tem membros da administração pública e seu único deputado estadual tem posição independente, mas muitas vezes compõe com a governadora Wilma de Faria (PSB).

É oposição aos governadores do Sergipe, Marcelo Déda (PT), de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e da Paraíba, José Maranhão (PMDB). No caso paraibano, o partido governou ao lado de Cássio Cunha Lima (PSDB), que acabou cassado no fim do ano passado.

No Piauí, nem o partido, nem o governo estadual nem a Assembléia Legislativa informaram a posição do PV em relação à administração de Wellington Dias (PT).

Falta de crítica

Entre agosto de 2008 e junho deste ano, o Pará foi o Estado que mais desmatou, com 47% do total registrado no período, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em seguida aparece Mato Grosso, com 30%.

Os deputados estaduais da sigla não deixam de observar esses números e fazer críticas pontuais, tanto no Pará como em outros Estados. Mas em ampla maioria, dizem interlocutores do partido, não são como o deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ), que faz oposição aberta ao Palácio do Planalto. Preferem manter a interlocução com o poder estadual e, de preferência, ganhar cargos.


"O PV é um partido fisiológico, tem muito pouco a ver com o PV alemão ou o PV francês, que são mais coesos. Esses optam por ficar fora do poder se for necessário e são mais próximos da esquerda desencantada com as experiências de comunismo na Europa e na China", disse o cientista político David Fleischer, professor da Universidade de Brasília (UnB).

"Não sei se a entrada da Marina Silva vai ajudar a refundar o partido de verdade, mas é fato que há muito a ser mudado se quiserem fazer um partido sério. Hoje é um partido de pequenos líderes regionais com um poder bastante limitado", afirmou.

Os dois expoentes mais antigos da sigla, Penna e o vereador carioca Alfredo Sirkis, e já estiveram ao lado de políticos com visões diferentes entre si: o ex-prefeito do Rio de Janeiro César Maia (DEM), a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT). Hoje colaboram com as gestões de Eduardo Paes (PMDB) e Gilberto Kassab (DEM), adversários dos dois antecessores.

Em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país, o partido também está à frente da coalizão governista de Aécio, que disputa com Serra a indicação tucana para concorrer à Presidência da República.

Fica a Dúvida no ar?????

A quem beneficia essa candidatura????