sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Marroni destaca crescimento do Polo Naval de Rio Grande




Esta semana, durante um de seus discursos na Câmara, o deputado Fernando Marroni falou sobre crescentes investimentos no Polo Naval de Rio Grande e os impactos que isto está gerando para toda a economia da Metade Sul do RS.
De acordo com o parlamentar, o início da construção da plataforma de petróleo P-63, a terceira feita em solo gaúcho, comprova o acerto da política de valorização da região iniciada no governo do ex-presidente Lula.
“Para os próximos anos a previsão é de criação de 5,8 mil empregos diretos e outros 17 mil indiretos”, apontou.
Marroni destacou também a visita do governador Tarso Genro, que esteve em Rio Grande na quarta-feira (dia 16).
“O governador tem somado forças com o Governo Federal e está trabalhando na agilização dos licenciamentos ambientais dos novos empreendimentos que devem se instalar entre Rio Grande e São José do Norte”, disse Marroni.

Fonte: http://www.fernandomarroni.com.br/site/newsletter/

Projeto de trem de passageiros Pelotas-Rio Grande atrai investidores




Negociações iniciadas pelo deputado Fernando Marroni esta semana deram o pontapé inicial para a implantação de uma linha de trem de passageiros entre Pelotas e Rio Grande.
Na segunda-feira (dia 14) o engenheiro Gérson Almada, um dos sócios do Grupo Engevix, reuniu-se com Marroni e confirmou o interesse do grupo em investir no projeto. O grupo é responsável pela construção de oito cascos para plataformas de petróleo no dique-seco em Rio Grande, que representarão um investimento total de R$ 3,5 bilhões.
A partir do interesse da Engevix, Marroni e o diretor-presidente da Empresa Trens Urbanos S.A (Trensurb), Marco Arildo Cunha, deverão se reunir com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, para solicitar a liberação dos recursos necessários para a realização do estudo de viabilidade técnica da implantação do trem urbano entre as duas cidades.
“A partir de agora iremos tentar junto ao Ministério dos Transportes que seja viabilizado um levantamento no trecho Pelotas-Rio Grande para estudar a instalação desta linha de trens.” (Marroni)
Conforme avaliação do diretor da Trensurb, dentre os três trechos analisados, Pelotas-Rio Grande é o que apresenta maior viabilidade de ser executado devido o aglomerado populacional das duas cidades.
“O trem urbano tem tudo para ser o transporte mais seguro, rápido e barato para a população que diariamente se desloca nessa metrópole bipolar de Pelotas e Rio Grande”, argumenta Marroni.
Fonte: http://www.fernandomarroni.com.br/site/newsletter/

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Bancada do PP e PT se reunem para discutir a retirada de servidor da ANVISA da cidade do CHUI


Bancada do PP e PT se reunem para discutir a retirada de servidor da ANVISA da cidade do CHUI
Após receber as reivindicações do setor de Despachos Aduaneiros do município, a Bancada do PT agendou uma reunião com a Bancada do PP (ambas bancadas compõem em conjunto o Bloco de Oposição na Câmara Municipal). Participaram da reunião: O Presidente do Partido dos Trabalhadores do Chuí (Gilberto Pereira); o Vice-presidente do Partido Progressista do Chuí (Renato Martins); o Líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara Municipal (Vereador Alencar Rocha Borges) e o Líder da Bancada do Partido Progressista na Câmara Municipal (Vereador Luis Alberto Soares). A principal deliberação desta reunião entre as bancadas foi à elaboração de um documento assinado por todos os vereadores, pedindo uma solução perene uma vez constatado que por esta fronteira existe a necessidade de liberação de aproximadamente 25 mil caminhões-ano. O Documento será encaminhado para os deputados federais: Afonso Hamm (PP), Fernando Marroni (PT), Henrique Fontana (PT), Jerônimo Goergen (PP) e para o presidente do Congresso Nacional, Marco Maia (PT). Além de também ser encaminhado para o Exmo. Sr. Dirceu Brás Aparecido Barbano (Diretor-Presidente da ANVISA-Substituto em Exercício); Ilma. Sra. Dra. Inês Pereira Mallmann (Coordenadora da ANVISA, junto aos Portos, Aeroportos e Fronteira); Exmo. Sr. Luis Roberto da Silva Klassman (Gerente-Geral de Gestão Administrativa e Financeira da ANVISA); Ilmo Sr. Dr. José Agenor Álvares da Silva (Presidente da ANVISA) e para o Exmo. Sr. Alexandre Padilha (Ministro da Saúde). O Bloco de Oposição visa com isto, solucionar este problema que afeta a toda comunidade chuiense.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

"Irã anuncia que possui maior refinaria do Oriente Médio "




"As riquezas do Irã em gás natural:EUA miram a principal energia do mundo no futuro"

O Irã dispõe da maior refinaria do Oriente Médio, apesar das sanções internacionais, após a inauguração neste sábado de um novo trecho do complexo petroleiro de Arak (centro), anunciaram meios de comunicação iranianos. A capacidade da refinaria de Shazand, perto de Arak, deve alcançar os 250 mil barris diários até setembro, quando será finalizada a última parte das obras, contra os 170 mil barris diários iniciais, segundo a agência Mehr.Esta extens ão da refinaria requeriu um investimento de 3,3 bilhões de dólares, e foi financiada em parte pela companhia petroleira chinesa Sinopec, que contribuiu com 33% do montante.O complexo de Shazand terá capacidade para produzir até setembro 16 milhões de litros de gasolina diários, ou seja, 12 milhões a mais que os atuais, segundo a agência do ministério de Petróleo Shana.O Irã, submetido a severas sanções internacionais que afetam o setor petroleiro em resposta ao seu controverso programa nuclear, iniciou o desenvolvimento de sua capacidade de produção de gasolina e de outros produtos petroleiros para alcançar o autossuficiência.Ainda que seja o segundo maior produtor de petróleo da OPEP (Organização de Países Exportadores de Petróleo), o Irã ainda precisava importar cerca de 20 milhões de litros de gasolina diários na primavera de 2010, ou seja, um terço de seu consumo.Ao mesmo tempo em que lançou a extensão de cerca de seis refinarias, incluindo a de Arak, Teerã reconverteu no verão passado vários complexos petroquímicos, que lhe permitiram alcançar a autossuficiência em gasolina em setembro.A queda do consumo - da ordem de 25% desde a supressão de subsídios sobre os produtos petroleiros em dezembro - permitiu a Teerã devolver em janeiro às fábricas petroquímicas sua vocação inicial, ao mesmo tempo em que permanecia autossuficiente em combustíveis, segundo as autoridades.As obras iniciadas, que elevarão a capacidade total do país a 65 milhões de litros diários em setembro de 2011, deverão permitir inclusive ao Irã se tornar exportador de gasolina, segundo as previsões oficiais.

FONTES:
http://resistir.info/irao/irao_gas.html
Egito ratifica acordo para juntar cartel internacional de gás
http://en.rian.ru/world/20100307/158119872.html
Possível formação da "Opep do gás"faz tremer UE e EUA
http://www.dw-world.de/dw/article/0,,3897716,00.html

"Em Palestra na Universidade Columbia, Marcos Troyjo analisa geopolítica dos BRICs"





Os BRICs (conjunto que congrega Brasil, Rússia, Índia e China) são um "conceito-em-construção". Esta foi a ênfase dada pelo cientista político e economista Marcos Troyjo em palestra no programa de mercados emergentes da SIPA (School of International and Public Affairs) da Universidade Columbia. Troyjo falou para turmas de pós-graduação sobre como os BRICs se inserem num mundo "interdependente e conflituoso". Troyjo também analisou a sigla em termos de inovação e econo mia do conhecimento.Para Troyjo, se os BRICs almejam maior influência nas relações internacionais, precisam mais do que dimensões geográficas e estatísticas semelhantes grande território, população, economia. Troyjo defendeu a ampliação de fóruns em que empresários, acadêmicos e governos formulem agendas comuns. Os BRICs têm de saber "o que querem para seus países, suas elites; o que querem do mundo e para o mundo. É preciso questionar se possuem projetos de poder, prosperidade e prestígio", salientou.
Troyjo argumenta que a China deseja ser rica e daí poderosa. "Seu projeto de prosperidade é o de nação-comerciante, o que aumenta prestígio e poder. A Índia deseja ser poderosa e daí ter prestígio. O diferencial competitivo é o custo benefício da mão-de-obra em têxteis, call centers, web centers e tecnologias da informação, mas não possui projeto articulado de prosperidade". Para Troyjo, a Rússia quer poder, prosperidade e prestígio, mas não sabe como chegar lá. Às vezes age como se ainda fosse superpotência. Seu futuro depende de governança, transparência e utilização de seu grande número de cientistas para tecnologias voltadas ao mercado. Já os EUA continuarão "protagonistas"', mas não "hegemônicos" na cena mundial dos próximos 20 anos.Troyjo defendeu a elaboração de um "business plan" para o Brasil. "A nova posição do País nas relações in ternacionais virá do "destino que dermos a recursos viabilizados pelas descobertas do pré-sal". Troyjo mostrou como esses ganhos devem ser transferidos para o fomento da economia da criatividade e inovação. "Se nosso investimento em pesquisa & desenvolvimento subir para 2% do PIB nos próximos 10 anos e internacionalizarmos a marca 'Brasil', o País será uma das cinco nações mais dinâmicas, prósperas e influentes do século 21", concluiu.

POR http://resistir.info/crise/geab_50.html
FONTE: http://inteligenciabrasileira.blogspot.com

POVO DO EGITO EXIGE RENUNCIA DO PRESIDENTE MUBARACK (30 ANOS SEM DEMOCRACIA)





Cable submarino Cuba-Venezuela, conecta los dos países y és un hito de la integración solidaria





El cable submarino de fibra óptica que enlaza a partir de este miércoles a Cuba y Venezuela marca un nuevo tipo de integración en las telecomunicaciones en la región, una autopista de la información soberana y confiable para ambos pueblos.

Con la materialización de este proyecto de la Alianza Bolivariana para las Americas (ALBA), se rompe el bloqueo sobre las comunicaciones impuesto a la Mayor de las Antillas por los Estados Unidos desde hace más de medio siglo.

La creación de este sistema internacional, que en esta primera etapa también contempla la inclusión de Jamaica, además impulsará la integración social, cultural y económica de ambos países.

Para el pueblo cubano, el arribo del cable submarino a las costas del oriente de la Isla pondrá a esta nación en mejores condiciones en cuanto a conectividad internacional y la paulatina masificación de Internet en el país.

Por su parte, Wilfredo Morales, presidente de la empresa mixta cubano-venezolana Telecomunicaciones Gran Caribe, señaló que esta obra es de colosal importancia para todos los estados involucrados y demuestra que las palabras y acuerdos se pueden hacer palpables con la voluntad política y social de los pueblos.

Morales además indicó que el cable submarino también lanzará a Venezuela como una potencia en telecomunicaciones en esta región geográfica, como alternativa a las grandes empresas transnacionales norteamericanas y europeas.

En tanto, el viceministro del Poder Popular de Ciencia, Tecnología e Industrias Intermedias, Manuel Fernández, que asiste a la XIV Convención y Feria Informática 2011, afirmó que este proyecto multiplicará en 3 mil las transmisiones de datos, voz e imágenes que realiza Cuba hacia el exterior.

Asimismo, aseguró que los países beneficiados con la fibra óptica podrán transmitir en tiempo real programas educacionales, culturales, consultas médicas y teleconferencias en apoyo a la colaboración existente en el área.

Otro de los impactos directos que tendrá el cable de fibra óptica es el aumento en la seguridad de las comunicaciones entre ambos países y fortalece la posición de Venezuela como estado estratégico para las telecomunicaciones del área, por ser un punto de convergencia en el Caribe.

Igualmente, permite a Venezuela obtener una salida internacional adicional, herramienta que eleva las capacidades de Internet y comunicación a los grandes centros a nivel mundial.

A un costo de 70 millones de dólares y cubriendo una distancia de mil 600 kilómetros, el cable submarino tendrá una vida útil de 25 años y la inversión se recuperará en plazos adecuados.

La entrada en operaciones de este proyecto no supondrá para Cuba el cese de los servicios de Internet mediante satélite, hasta ahora la única conexión permitida a la Isla, sin embargo, significará un abaratamiento en 25 por ciento de los costos de operación.

De esta forma, hoy se ve materializado lo que un día el presidente Hugo Chávez y el Comandante Fidel Castro visualizaron para nuestros países, una unión para el desarrollo tecnológico entre dos pueblos hermanos.

Fonte: Radio Nacional de Venezuela
http://www.rnv.gov.ve/noticias/?act=ST&f=29&t=148879