terça-feira, 30 de agosto de 2011

Vereadores participam de Reunião com Estudantes da União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas UGES.



Na tarde de terça-feira (30), ocorreu na Câmara de Vereadores do Chuí, uma reunião para organizar a União Municipal dos Estudantes do Chuí. Na ocasião representantes da União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas mantiveram contato com lideranças de juventude do município do Chuí, a fim de tratar da criação da entidade no município. A reunião ocorre um dia após a aprovação por unanimidade pela casa do Projeto de Lei 063/2011, de autoria da Bancada do PT, do PP e da vereadora Valdaci, que ASSEGURA AOS ESTUDANTES DO MUNICÍPIO DO CHUÍ O BENEFÍCIO DA TARIFA REDUZIDA À METADE (50%) NO PAGAMENTO DE PASSAGENS.
Participaram da Reunião o Tesoureiro da UGES, Nelson Junior; o Diretor do Departamento de Organização da USVE, FILLIPE LIMA; a Diretora de Marketing da USVE,JHENIFER ANTUNES; a Vice-Presidente da USVE, CAREN OLIVEIRA, o Senhor AGILSON CORREA, os vereadores LUIS E DIEGO e o Coordenador da Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT), GILBERTO PEREIRA.

Vereadores participam de Reunião com Estudantes da União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas UGES.



Na tarde de terça-feira (30), ocorreu na Câmara de Vereadores do Chuí, uma reunião para organizar a União Municipal dos Estudantes do Chuí. Na ocasião representantes da União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas mantiveram contato com lideranças de juventude do município do Chuí, a fim de tratar da criação da entidade no município. A reunião ocorre um dia após a aprovação por unanimidade pela casa do Projeto de Lei 063/2011, de autoria da Bancada do PT, do PP e da vereadora Valdaci, que ASSEGURA AOS ESTUDANTES DO MUNICÍPIO DO CHUÍ O BENEFÍCIO DA TARIFA REDUZIDA À METADE (50%) NO PAGAMENTO DE PASSAGENS.
Participaram da Reunião o Tesoureiro da UGES, Nelson Junior; o Diretor do Departamento de Organização da USVE, FILLIPE LIMA; a Diretora de Marketing da USVE,JHENIFER ANTUNES; a Vice-Presidente da USVE, CAREN OLIVEIRA, o Senhor AGILSON CORREA, os vereadores LUIS E DIEGO e o Coordenador da Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT), GILBERTO PEREIRA.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

PROJETO CINEMA NOS BAIRROS DOS AMIGOS DA CUFA DO CHUI


http://amigosdacufachui.blogsp​ot.com/

Na noite de terça-feira, 09 de agosto, o Bairro Nasser, no Chuí, foi contemplado com uma exibição de cinema gratuito. O filme apresentado foi o brasileiro, BESOURO, que conta a história da capoeira.
A exibição contou com a presença da comunidade do Bairro Nasser que acompanhou empolgada o filme, gostou da trama e debateu os pontos principais do longa nacional ao final da exibição.
Esta é uma série de atividades de caráter sócio-cultural que estão sendo desenvolvidas pelo Grupo de Amigos da CUFA no Chuí.

A próxima sessão será no Centro de Convivência da Barra do Chuí, no domingo 14 de agosto.



República Islâmica do Irã -



Capital: Teerã
Idioma: Farsi
Moeda: Rial Iraniano
Localização: Oriente Médio

As mudanças que aconteceram como resultado da Revolução Islâmica não só afetaram a política e a sociedade, mas também a economia do país. Seguindo imediatamente a Revolução Islâmica, as instituições governamentais tomaram medidas drásticas para aumentar o controle estatal sobre a economia. Assim, no dia 08 de junho de 1979, o Conselho Revolucionário emitiu um decreto que autorizava o então governo provisório a administrar os vinte e oito bancos de todo o país e no dia 25 de junho, o sistema de seguro, que consiste em onze companhias principais, estava nacionalizado.

Em 1982, o governo havia assumido o controle de todos os empreendimentos que possuíam mais de 1.000 empregados, portanto, não só das industrias de petróleo, gás e aço, companhias produtoras, petroquímicas, plantas, utilidades publicas (água e eletricidade), ou o serviço ferroviário do Irã: o governo também estendeu seu controle a toda industria que julgou de vital importância para a economia do país, por exemplo, as metalúrgicas, automobilísticas, estaleiros e empreendimentos de construção de aeronaves. O governo estava muito interessado no comércio estrangeiro do Irã.

A agressão do Iraque contra o território iraniano pôs um fim nos esforços do governo para mudar a estrutura econômica do Irã. O conflito, que custou ao país 650 bilhões de dólares, prejudicou as reformas da economia nacional. Vários outros fatores adicionais prejudicaram a reconstrução da economia do país: com a produção industrial sendo reduzida a 40% de suas capacidades potenciais, o Irã teve que satisfazer as necessidades de uma população cujo numero tinha dobrado em uma só década; teve que receber um total de 3.5 milhões de refugiados que haviam fugido do Afeganistão. A reconstrução econômica do país foi acompanhada de várias decisões importantes e sendo assim, o primeiro programa de desenvolvimento para um período de cinco anos , foi influenciado por uma emenda da constituição Iraniana, concedendo ao presidente do país mais poder, colocando a construção econômica sob o controle do executivo. Conseqüentemente, o primeiro Plano dos Cinco-Anos, apresentado pelo Presidente Hashemi Rafsanjani, levou uma aproximação de um mercado orientado, criando medidas para encorajar o desenvolvimento de livres empreendimentos.

O plano, que antes havia sido aprovado pelo parlamento, permitiu investimentos estrangeiros no valor de 17 bilhões de dólares, a criação de quatro zonas de comercio livres, a abolição de varias importantes proibições e o apoio aos exportadores não petrolíferos. Durante o período do primeiro plano de cinco anos, a economia alcançou uma taxa de crescimento de 7,5 % ao ano; os não exportadores de petróleo exportavam rosas que somavam de um a quatro bilhões de dólares; o Irã ficou independente de importações de mercadorias estratégicas, como trigo e aço. Ao final do plano a produção de água, eletricidade e gás haviam alcançado crescimento de 16,6 %.

No biênio 1992/1993 as hidrelétricas produziram 16.300 megawatts de eletricidade, não havia mais falta de energia, e a reconstrução do sistema de suprimento de energia também incluiu o desenvolvimento da cadeia de gás do país que foi estendida a 335.000 novas casas e centros comerciais. Comparado com 1978 quando somente 22 das 1.000 casas possuíam seu próprio telefone, o número triplicou.

As estatísticas mostram que 99 % das casas foram conectadas às centrais elétricas, e que 90% possuem televisão, 92 % possuem geladeiras, 34 % lavadoras de roupas, e 14 % carro próprio. No ano de 1990, a cada 100.000 crianças que nasciam, 45 faleciam: esta taxa caiu para 35 em 1994 e o número de médicos para cada 1.000 habitantes aumentou de 34 para 50, o número de universitários de 8,5 para 17 estudantes a cada 1.000 habitantes. A renda com impostos cresceu 41 %, e o déficit do orçamento caiu de 9,8 % para 1,7 %.

Qualquer que seja a direção que a política econômica Iraniana venha a tomar , os seguintes fatores são muito prováveis:

Com relação aos investimentos estrangeiros, assim como os créditos estrangeiros e a importação de produtos que não são considerados de vital importância para a economia do país, o segundo plano de cinco anos será mais cauteloso.

Com a ascensão e a crescente exportação de produtos que não petróleo, as relações comerciais com outros paises na região aumentarão, e conseqüentemente, o Irã intensificará suas relações econômicas com os estados vizinhos do golfo Pérsico. No ano de 1992 as exportações para estes vizinhos aumentou 220 % alcançando 214 milhões de dólares e as importações aumentaram para 518 milhões de dólares.

As relações com países do Extremo Oriente tais como, Coréia do Sul e Tailândia aumentaram de 234 milhões de dólares para 834 milhões de dólares por ano. A relação bilateral com estes países está baseada principalmente em um interesse mútuo em investimentos estratégicos.

Com orientação gradual para uma economia de livre mercado orientado, baseado em empreendimentos privados, especialmente em indústrias não produtoras de petróleo, o comércio estrangeiro será planejado cada vez menos por organismos governamentais.

Contudo, o petróleo continuará sendo a fonte mais importante de câmbio exterior e a exportação de gás ganhará mais importância. A transferência tecnológica de nações industriais e investimentos estrangeiros podem funcionar como catalisador nesta área.

Relações de comércio crescentes estarão baseadas na cooperação bilateral regional e a região do Golfo Pérsico pode desenvolver um mercado com um potencial vasto.

Líder e Liderança na República Islâmica do Irã

Fundador e Grande Líder da Republica Islâmica do Irã: Iman Khomeini.
Líder da República Islâmica do Irã: Ayatollah Khameney.

Na República islâmica do Irã, o líder nos assuntos e orientações do povo tem a responsabilidade de um jurisprudente justo e piedoso, consciente e corajoso para conduzir aquele que foi reconhecido pela maioria do povo e aceito como seu líder.

Quando um teólogo totalmente qualificado é reconhecido e aceito pela decisão da maioria do povo como seu líder, como foi o caso da autoridade religiosa e líder da Revolução Islâmica, Ayatollah Iman Khomeini, esse líder possui autoridade para comandar todas as responsabilidades demandadas pelo país. Caso contrário, especialistas, eleitos pelo povo, analisarão a competência de todos os candidatos para escolherem o líder ou o Conselho de Liderança.

Nomeação do Jurisprudente do Conselho guardião;

Nomeação da autoridade judicial suprema do país;

Comando supremo das Forças Armadas;

Nomeação e demissão de chefes conjuntos e do principal chefe do Corpo de Guardas Revolucionários Islâmicos;

Formação do Conselho de Defesa Suprema;

Declaração de Guerra e Paz;

Mobilização das forças armadas por recomendação do Conselho Superior de Defesa;

Formalização de eleição do Presidente da República pelo voto;

Demissão do Presidente da República após sua condenação pelo Tribunal Supremo por violação de deveres constitucionais.

Perdão ou alívio em sentenças de condenados por recomendação do Tribunal Supremo.

As religiões na República Islâmica do Irã

Muçulmana


99,55 %

Cristã


0,17 %

Zoroastriana


0,07 %

Judaica


0,05 %

Outras


0,16 %

De acordo com a Constituição da República Islâmica do Irã, os direitos das minorias religiosas foram formalmente reconhecidos e os seguidores das diferentes religiões podem participar igualmente na política, economia e assuntos sociais do país. As minorias religiosas possuem representantes na Assembléia Consultiva Islâmica.


Exportações: (US$ milhões, FOB)
Combustíveis, óleos e ceras minerais 35,483 90.8
Frutas, cascas de citrícos e de melões 575 1.5
Ferro fundido, ferro e aço 510 1.3
Produtos químicos orgânicos 487 1.2


Importações (US$ milhões, CIF)
Caldeiras, máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos 6,971 24.5
Veículos automóveis, tratores e ciclos 3,894 13.7
Ferro fundido, ferro e açõ 2,874 10.1
Máquinas, aparelhos e materiais elétricos e suas partes 2,433 8.5
Obras de ferro fundido, ferro e aço 1,527 5.4
Plásticos e suas obras 882 3.1
Combustíveis, óleos e ceras minerais 706 2.5
Instrumentos e aparelhos de óptica e fotografia 683 2.4
Gorduras e óleos animais ou vegetais 599 2.1
Cereais 538 1.9
Papel e cartão: obras de pasta celulósica 469 1.6
Filamentos sintéticos ou artificiais 422 1.5
Produtos farmacêuticos 418 1.5
Produtos químicos orgânicos 392 1.4
Veículos e materias para vias férreas ou semelhantes 339 1.2
Produtos diversos das indústrias químicas 319 1.1
Borracha e suas obras 318 1.1
Sementes e frutos oleaginosos 266 0.9

Podem ser encontradas no relatório, através do endereço:
www.braziltradenet.gov.br/informacoesEspecificas/Arquivos/Ira.pdf