segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O Prefeito de Canoas Jairo Jorge(PT) busca apoio de Árabes para construção de um Frigorífico



As relações comerciais entre Brasil e Países Árabes não param de crescer, diminuindo a dependência de mercados anteriormente tradicionais (Estados Unidos e Europa.

O aumento do comércio entre o Brasil e até mesmo a América do Sul com os Países Árabes, é um fato que desperta uma grande curiosidade para nós que vivemos em uma fronteira onde os três idiomas oficiais dos países que compõem esta comunidade América do Sul Países Árabes (ASPA), são frequentemente utilizados nas ruas de nossa cidade, cito: Português , Espanhol e Árabe.

Com o aumento das relações entre estes países, a demanda por profissionais que dominem estes três idiomas tem crescido. E no Chuí temos muitas possibilidades de estar formando pessoas com esta capacitação, já que a grande maioria da população fala o Português e Espanhol, e a presença de uma considerável comunidade árabe, torna o aprendizado da língua árabe uma alternativa viável.

o Portal da Agência de Notícias Brasil-Árabe publicou uma matéria informando que
o município gaúcho de Canoas poderá abrir um frigorífico para abate e produção de carnes bovinas com capital dos Emirados Árabes Unidos. O presidente do banco islâmico Makaseb, Ahmed El Helw, do país árabe, esteve na cidade na última semana e conversou sobre essa possibilidade com o prefeito de Canoas, Jairo Jorge da Silva, e o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Francisco Valmor Avila. A intenção é produzir carnes no município para exportar ao mercado dos Emirados.

As cooperativas agrícolas nacionais registraram um recorde nas vendas para dois países árabes no primeiro semestre deste ano. As exportações para os Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita cresceram, respectivamente, 672% e 139% entre janeiro e junho. As cooperativas brasileiras vendem para 19 das 22 nações árabes. Atualmente, o bloco árabe representa 17% da receita total das vendas – em 2008 eram apenas 9%. Os dados são da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Abraços Fronteiriços

Nenhum comentário:

Postar um comentário