segunda-feira, 24 de maio de 2010

100 anos do Farol da Barra do Chuí


Farol do Chuí completa 100 anos de existência

Hoje, dia 24, o Farol do Chuí completa 100 anos de existência e, conforme o Comando do 5º Distrito Naval, já é mais do que uma referência de localização para os navegantes que passam pelo extremo sul do País. "Considerado um dos pontos turísticos mais atrativos da região, o último sentinela do sul, construído em 1910, é um marco divisório entre o Brasil e o Uruguai e está localizado na Barra do Chuí, no município de Santa Vitória do Palmar, onde desemboca um arroio com o mesmo nome", segundo a Marinha.

Para comemorar a data, a Marinha do Brasil, por meio do Serviço de Sinalização Náutica do Sul e do Comando do 5º Distrito Naval, realizará, às 14h, cerimônia de descerramento da placa comemorativa do centenário do Farol, com a participação da Banda do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande e com a presença de autoridades civis e militares, bem como alunos das escolas da região.






O Farol do Chuí foi construído pelo engenheiro Alfredo Schulze e inaugurado em 24 de maio de 1910. Tem 30 metros de altura. Em 1934, a torre metálica do projeto original (de 26 metros de altura) foi trocada por uma de concreto armado. A instabilidade do terreno mostrou que a estrutura não era totalmente segura. Em 1942, foi inaugurada a versão definitiva, também de concreto armado, em forma de tronco, com 30 metros de altura. Desde 1965, funciona com energia elétrica, o que aumentou o seu alcance de 25 milhas náuticas para 46 milhas náuticas (85 quilômetros).



Fonte: Jornal Agora por Carmem Ziebell/Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário