Hoje será mais um dia de intenso trabalho em São Lourenço do Sul, depois da enxurrada que deixou submerso 50% do município desde a madrugada de ontem. A líder de governo, deputada estadual Miriam Marroni (PT) retona à cidade, nesta sexta-feira à tarde (11), acompanhando o governador Tarso Genro e o presidente do Parlamento gaúcho, deputado Adão Villaverde, para avaliar a situação, acompanhar os trabalhos, prestar solidariedade às vítimas e verificar às necessidades para a reconstrução.
Na manhã de ontem (10), ao se deslocar à Capital com saída de Pelotas pouco antes das seis horas, Miriam soube da tragédia quando ficou presa em uma fila quilométrica de centenas de veículos que se depararam com a BR-116 interditada. “Foi uma grande irresponsabilidade da Ecosul saber desde o início da madrugada que não havia passagem pela rodovia e não avisar seus usuários”. A indignação era grande de centenas de pessoas que passaram pela praça, pagaram o pedágio, percorreram cerca de 30 quilômetros para esperar na fila, retornar e novamente pagar o pedágio. “É um grande absurdo, é caso de denúncia para o Ministério Público e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)”.
Após pegar um desvio pelas BRs 392 e 290, que aumentou a viagem em cerca de 200 quilômetros passando por Canguçu, Encruzilhada do Sul e Pantano Grande, a deputada articulou durante a manhã ações de doações de donativos por meio de contatos com a Defesa Civil e prefeito de São Lourenço, além de rádios de Pelotas e Capital. “A água potável era a maior necessidade e ainda continua sendo. Pode ser entregue na Brigada Militar de Pelotas que levará ao município atingido”. Pela gravidade da situação, Miriam alterou sua rota e, após fazer o desvio e chegar a Eldorado do Sul, retornou a São Lourenço. Agora são necessários alimentos perecíveis, como arroz, feijão, macarrão, óleo e leite.
À tarde, a líder de governo participou de reunião com a Defesa Civil. Após, a deputada auxiliou no abrigo dos desalojados na Igreja Matriz, amparando inúmeras famílias atingidas e desoladas por parentes que ainda não haviam sido encontrados. No início da noite, Miriam se reuniu com o prefeito Zé Nunes, o vice, Daniel Raupp, o vice-governador Beto Grill, e inúmeras autoridades militares que encabeçam as ações de resgate e reconstrução. “Foi um reunião de grande resolutividade. O auxílio do aparato estadual, por meio da Defesa Civil e Secretaria de Segurança Pública, com grande contigente de militares e disponibilização de transportes específicos para o resgate (helicópteros, botes, lanchas), foi fundamental para um mais rápido atendimento e início dos serviços de reconstrução”, elogiou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário