quarta-feira, 16 de março de 2011

Presidentes dos partidos participaram da comemoração e se pronunciaram no aniversário de 31 anos do Partido dos Trabalhadores.

Créditos: Taline Schneider

Momento histórico: presidentes dos quatro partidos juntos. Da esquerda para a direita: PMDB (Fabrício Matiello); PT (Eduardo Abreu); PSB (Maicon Machado); PDT (Fabrício Dutra)


A noite (12) em que os pelotenses comemoraram a passagem dos 31 anos do Partido dos Trabalhadores (PT), na sede partidária, foi marcada por um momento histórico: a sinalização de uma aliança do partido com o PMDB, PDT e PSB, em Pelotas, para as eleições municipais de 2012. Os pronunciamentos dos presidentes dos três partidos arrancaram aplausos dos filiados e militantes presentes.

O presidente do PSB, Maicon Machado, afirmou que o PT com 31 anos não é mais o mesmo de quando tinha apenas 13. “Os governos Dilma e Tarso mostram isso. Essa mesa é ponte de partida, não de chegada. Formar uma mesa com os partidos que não administram a cidade é fundamental para discutir o futuro de Pelotas”.

Já o presidente do PDT, Fabrício Dutra, elogiou a condução do PT pelo presidente Eduardo Abreu e disse querer consolidar no Estado – e reafirmar em Pelotas – a construção nacional que envolver PT, PDT e outros. “Estamos nesta noite histórica num local que abrigará uma grande aliança vitoriosa. Vamos trabalhar dia e noite para essa aliança acontecer”.

O presidente do PMDB, Fabrício Matiello, ressaltou o amadurecimento das direções do PT e PMDB, reconhecendo mútuos erros do passado. “O PT é muito importante para o país, tem sido muito importante. As nossas diferenças são menores que as nossas semelhanças. Ninguém irá desconstruir essa relação hoje formada, senão alguma medida autoritária, o que não concebemos”.

Líder do Governo

A deputada estadual e Líder do Governo Tarso Genro, Miriam Marroni, disse ter, enquanto os presidentes falavam, avaliado como é bom crescer, evoluir, amadurecer, militar por tanto tempo, entregar uma vida toda, "abandonar" a família, não desistir, persistir. "Que bom ter sido fiel. O resultado é o prazer de ver que o projeto está dando certo.

Para ela, a aliança é um processo de maturidade, civilidade. “O governo Lula nos mostrou isso e, agora, o governo Tarso também. Como não reconhecer isso e virar as costas¿

Miriam falou ainda da sua atuação como líder de Governo, das três reuniões já realizadas com a base aliada para discussão dos projetos e das próximas reuniões já agendadas com partidos da oposição e também com a base aliada. "Iniciamos um namoro que está caminhando para um grande casamento que vai além da avaliação das propostas do governo, mas também do estudo dos projetos e emendas de cada um dos partidos da base aliada". Ela concluiu ao afirmar que o PT não está velho, mas sim maduro e fortalecido. "Está no ponto", resumiu a deputada.
Para o Deputado Federal Fernando Marroni, não há partido na história moderna que tenha conseguido esta proeza. “De nascer da união de trabalhadores sindicalizados, chegar ao poder e mudar esse país".

Nenhum comentário:

Postar um comentário