sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Recorde de Turistas nos Balneários da Barra do Chuí e Alvorada na Temporada 2011.





O reflexo deste intenso transito de turistas uruguaios, argentinos e mais do que nunca de brasileiros, foi percebido nos restaurantes, bares, comércios,campings, imobiliárias, pousadas, hotéis e demais atividades ligadas ao turismo nas praias. Diariamente milhares de turistas tem freqüentado a orla marítima da Barra e do Alvorada. À estes milhares de veranistas que aproveitam as belezas de nossas praias diariamente, somam-se outros milhares que aproveitam seu final de semana de descanso à beira-mar.
Os turistas tem freqüentado a orla marítima e os banhos de mar e de sol, desde os primeiros momentos das manhãs, até os últimos raios de sol. Muitos deles retornam da praia somente após às 20hs, aproveitando ao máximo a oportunidade de passarem a temporada de verão na “praia brasileira onde o sol se põe mais tarde”, podendo desfrutar da luz solar até após às 21 horas.

Inaugurada a Temporada de Verão no Museu Atelier da Barra do Chuí com Show de Jazz e a presença do Prefeito Municipal Eduardo Morrone.




As atividades do Museu Atelier da Barra do Chuí comando pelo Artista Plástico Hamilton Coelho começaram na sexta-feira dia 07 de janeiro com a presença do Prefeito de Santa Vitória do Palmar, Eduardo Morrone entre outros convidados ilustres que disfrutaram de um belo coquetel e puderam compartilhar momentos de conversações ligadas à cultura e ao turismo na região.
No sábado foi a vez do Museu Atelier atender ao público com o Festival de Jazz “Calaguala” com o saxofonista Claudio Sander e Banda. O público presente ficou emocionado com a apresentação que mostrou o grande talento do artista que mesclado com o local privilegiado onde encontra-se o Museu, transformou a noite de sábado, em uma noite inesquecível, onde a cultura foi a grande homenageada.

Atividades do Programa VERÃO MAIS AO SUL da Prefeitura Municipal de Santa Vitória do Palmar já começaram.




Os balneários da Barra do Chuí, Alvorada e Hermenegildo já contam com a programação do Programa Verão Mais ao Sul que oferece Shows w Festas nas praias de Santa Vitória do Palmar. Os Balneários já contam com um intenso movimento de turistas que já passaram dos 5 mil, somente na primeira quinzena de janeiro nos balneários da Barra do Chuí e Alvorada.
A agitação dos diversos eventos promovidos pela SECTUR nos balneários do extremo sul do Brasil começou na sexta-feira 07 de janeiro à noite, no Centro de Convivência da Barra do Chuí, onde a festa ficou por conta do Grupo Legião Fandangueira que atraiu a população local, veranistas, turistas brasileiros e platinos.

O acesso à praia da Barra do Chuí esta sendo feito pelas maquinas da SMOSU

O acesso à praia da Barra do Chuí esta sendo feito pelas maquinas da SMOSU a fim de tornar possível a passagem de ambulânciae e viaturas policiais na beira-mar em operações de rotina e em casos de emergência.





Vereador Alencar com o Deputado Federal Marco Maia (PT) Presidente do Congresso Nacional



Free-Shops na Fronteira Brasileira e Restauração de Prédio Histórico vem sendo o principal pauta das conversações entre o Vereador Alencar e o Deputado Marco Maia.
Em visita ao município do Chuí, durante a campanha eleitoral de 2010, o Deputado Marco Maia, acompanhado do vereador Alencar, visitou o Prédio Histótico que já foi escola e sub-prefeitura local, mas que infelizmente encontra-se abandonado pelo Poder Executivo. O motivo da visita ao prédio foi seu projeto de restauração, que será realizado com auxílio de R$ 100.000,00 repassados por Marco Maia à Prefeitura Municipal em convênio com o Ministério da Cultura. Esta emenda atende uma antiga reivindicação da população e que se transformou em uma das bandeiras de luta do vereador Alencar.

O Deputado Federal Marco Maia participou de uma caminhada pelo Centro da Cidade do Chuí, onde pode conversar com comerciantes locais sobre a importância de seu Projeto de Lei 6316/09, que autoriza a instalação de Free-Shops nas fronteiras brasileiras. “Os países que circundam o Brasil já possuem Free-Shops em suas fronteiras. A implantação dessa opção de comércio no lado brasileiro das fronteiras movimentará a economia local e beneficiará toda a comunidade”. Comentou o vereador Alencar.
Na Prefeitura, o Vereador Alencar participou de uma reunião com o Prefeito Municipal, a Vice-Prefeita, vereadores do DEM, e o Deputado Federal Marco Maia, que expôs à todos os presentes seu Projeto de Lei que prevê a instalação de Free-Shops nas fronteiras brasileiras como alternativa econômica de geração de emprego e renda para a região. Marco Maia solicitou o apoio dos prefeitos das fronteiras para aprovar a matéria no Congresso o quanto antes."A norma traz melhorias na qualidade do turismo rodoviário, com a geração de inúmeros empregos diretos e indiretos", explicou Maia.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O Que é a Revolução Bolivariana ?


Descrição:

Revolução democrática e pacífica conduzida pelo presidente da Venezuela Hugo Rafael Chávez Frías, inspirada no herói maior das lutas de libertação das colônias espanholas na América Latina, Símon Bolívar. Após ascender a presidência em 1998 com 56% dos votos, Hugo Chávez dissolve o Congresso, convocando uma Assembléia Constituinte com o objetivo de elaborar uma nova Constituição que instituísse no país uma democracia partipativa em lugar da carcomida democracia representativa. Com o advento da nova ordem constitucional Hugo Chávez se candidata novamente a presidência reelegendo-se em 2000 com 55% dos votos, para então aprofundar a Revolução Bolivariana.Desde então houveram golpe de Estado apoiado pelos EUA, locaute petrolífero urdido pelas elites, plebiscito para revogar ou ratificar o mandato de Chávez vencido com 59% dos votos pelos chavistas, erradicação do analfabetismo no país com a finalização do programa cívico-militar Missão Robinson reconhecido pela UNESCO e que ajudou na conquista de grandes avanços para o povo latinoamericano como a ALBA, Petrosur, Petroandina, Telesur, Cooperação América do Sul - Paises Africanos (ASA), América do Sul - Países Árabes (ASPA) etc.

Presidentes Chávez y Rousseff conversaron sobre relación estratégica



Acordaron, al comunicarse por teléfono, reunirse en Lima, Perú, durante febrero, en el marco de la Cumbre América del Sur-Países Árabes (ASPA)

El Presidente de la República Bolivariana de Venezuela, Comandante Hugo Chávez, conversó telefónicamente con la Presidenta de la República Federativa del Brasil, Dilma Rousseff, en horas de la tarde del día martes 11 de enero de 2011, con el fin de intercambiar ideas acerca del nuevo momento que se abre en la relación estratégica bilateral.

La Presidenta Rousseff y el Presidente Chávez acordaron reunirse en Lima, Perú, durante el próximo mes, en el marco de la Cumbre América del Sur - Países Árabes (ASPA) que congregará a los Jefes de Estado y de Gobierno de ambas regiones los días 15 y 16 de febrero de 2011.

Los presidentes de Brasil y Venezuela acordaron mantener el ritmo de reuniones trimestrales que ha dinamizado la relación bilateral a lo largo de los últimos años, y coincidieron en retomar la agenda de integración energética suramericana, particularmente en las áreas de petróleo y gas.

Al concluir la conversación, que también fue propicia para reflexionar acerca del fortalecimiento del Mercosur, la Presidenta Dilma Rousseff encomendó a su Asesor Principal de Política Internacional, Marco Aurelio García, visitar Caracas en los próximos días para esbozar junto al gobierno venezolano las principales líneas de esta nueva etapa de la relación estratégica entre ambos países.

Caracas, 11 de enero de 2011

FONTE: http://www.rnv.gov.ve/noticias/?act=ST&f=2&t=146467
RADIO NACIONAL DE VENEZUELA

LULA (PT) PASSA A FAIXA PRESIDENCIAL PARA A PRIMEIRA MULHER PRESIDENTE DO BRASIL - DILMA ROUSSEF (PT)


Após receber a faixa presidencial do presidente Lula na rampa do Palácio do Planalto, em Brasília (DF), a presidente Dilma Rousseff discursou no Parlatório ao lado do seu vice, Michel Temer, enfatizando o seu compromisso em consolidar os avanços conquistados nos últimos oito anos.

“Eu estou feliz como raras vezes estive na minha vida”, disse ela, admitindo estar emocionada também pelo encerramento do mandato “do maior líder popular que este País já teve”. Dilma reconheceu que foram as importantes transformações que o País passou nos últimos oito anos que permitiu que a população ousasse em colocar, pela primeira vez na história do Brasil, uma mulher na Presidência da República.

Dilma aproveitou o seu discurso para homenagear também o vice-presidente José Alencar, que não pode comparecer à posse em Brasília por ainda estar se recuperando de problemas de saúde que enfrentou nos últimos dias. “Que exemplo de coragem e amor à vida nos dá esse homem. E que parceria Lula e José Alencar fizeram pelo Brasil e pelo nosso povo”, afirmou.


Sabendo que substituir um líder como Lula é um desafio e tanto, Dilma disse para a multidão que lotava a Praça dos Três Poderes que honrará esse legado e avançar nas reformas e conquistas necessárias para garantir aos brasileiros melhor educação, saúde e segurança.


Dilma Rousseff afirmou que pretende trabalhar para tornar o País de cada brasileira e brasileiro e disse que cuidará “com carinho” dos mais frágeis e mais necessitados, mas sempre governando para todos.

“Uma importante líder indiana disse um dia que não se pode trocar um aperto de mãos com os punhos fechados. As minhas mãos estarão abertas e estendidas para todos.”

A presidente disse que não pedirá a ninguém que abdique de suas convicções, destacando que pretende buscar apoio e respeitar as críticas.


No momento mais emocionante de seu discurso, Dilma lembrou de antigos companheiros de luta contra a ditadura militar (1964-1985), alguns dos quais morreram na época. Disse que não tem rancor algum, nem ressentimentos, e que sua geração entrou para a política em busca de liberdade, “num tempo de escuridão e medo” e que pagaram o preço pela “ousadia”. Ao se referir “aos companheiros que tombaram nessa caminhada”, embargou a voz, concluindo em seguida: “minha eterna lembrança.”


O momento agora, disse a presidente Dilma Rousseff, é de trabalho e união para dar melhor educação às crianças, saúde de qualidade ao povo, seguranças às comunidades e continuar crescendo e gerando emprego “para as atuais e futuras gerações”:

“O meu sonho é o mesmo de qualquer cidadão e cidadão. O sonho de que uma mãe e um pai possam oferecer aos seus filhos oportunidades melhores do que a que eles tiveram em suas vidas. É isso que constrói um País, uma família, uma Nação.”

FONTE: http://www.ptrs.org.br/

Rio Grande do Sul , do Brasil , do Mundo - Vamos com TARSO GOVERNADOR


O ano de 2011 ainda estava em suas horas iniciais quando o primeiro governador eleito no 1º turno na história política gaúcha pronunciou a frase: "Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis e patrocinar o bem comum do povo rio-grandense". Na Assembleia Legislativa, Tarso Genro e Beto Grill pronunciaram o compromisso constitucional e foram empossados pelo presidente do Parlamento gaúcho Giovani Cherini – como determina o artigo 35 da Constituição Estadual.

Após dar posse aos eleitos, Giovani Cherini entregou ao novo governador elos coloridos que simbolizam a cooperação. “Sinto sinceramente que o governo governará para todos”, afirmou Cherini. Em breve discurso na Assembleia Legislativa, Tarso afirmou que irá propor “um pacto de poderes” no RS. Giovani Cherini conduziu o governador e o vice-governador empossados ao Palácio Piratini, onde eram aguardados pela governadora Yeda Crusius.


No salão Negrinho do Pastoreio foi assinado o Termo de Transmissão de cargo pelos governadores Yeda Crusius e Tarso Genro. Na ausência do vice-governador Paulo Feijó, Beto Grill assinou a Ata de Assunção ao cargo de vice-governador do Estado.
Em seu discurso de despedida, Yeda Crusius saudou o futuro governo. “Desejo ao governo eleito todo o sucesso, a responsabilidade é gigantesca”, disse.


Tarso Genro saudou companheiros de coligação, de partido e os ex-governadores Alceu Collares e Olívio Dutra. “Tenho bem claro que não sou um vencedor solitário”, declarou, agradecendo aos colaboradores pela eleição vitoriosa. O governador lembrou três personalidades que o inspiram, Erico Verissimo, Raimundo Faoro e Nelson Mandela: “O futuro fica mais cristalino quando nossa reflexão se dirige àqueles que foram exemplos no nosso comportamento e para nossa vida política”. Segundo o governador, Erico Verissimo “abriu os olhos de todos nós para o significado do Rio Grande”, Raimundo Faoro era “um porta voz solitário de um povo excluído e manipulado pelos formalismos de uma democracia já superada” e Mandela, uma “representação espirtiual, moral e política de um novo projeto democrático da esquerda mundial e da esquerda brasileira que queremos representar aqui no governo do Estado. Vamos promover o crescimento de nosso Estado de baixo para cima”, projetou o governador.


“Prometo esforçar-me superandos todas as minhas limitações, inspirado no presidente Lula e em nossa presidenta Dilma Rousseff. Muito obrigado ao povo gaúcho. Viva o Rio Grande, viva o Brasil! Vamos construir um novo Rio Grande”, declarou o governador de todos os gaúchos da sacada do Palácio Piratini para a multidão que acompanhava a cerimônia.


foto:Ricardo Rimoli
Fonte: http://www.ptrs.org.br/

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Inauguração da Temporada 2011 - Museu Atelier da Barra do Chuí - Nesta sexta-feira 07/01/2011 às 20hs.



Nesta Sexta-feira 07/01/2011 Inauguração da Temporada de Verão do Museu Atelier da Barra do Chuí. Coquetel com a participação da artistas, autoridades do Brasil e do Uruguay. A programação do Museu Atelier para a temporada 2011 conta neste sábado 08/01 às 20 hs com o CALAGUALA JAZZ FESTIVAL. A comunidade e os milhares de turistas que estão na região, poderão acompanhar o melhor do JAZZ Latino Americano.

Localização do Museu Atelier da Barra do CHUIAv. Uruguay 2001 (Estrada Barra Brasileira - Barra Uruguaya, próximo à Ponte Internacional)

CALAGUALA JAZZ FESTIVAL - SÁBADO 08/01/2011 às 20:00 NO MUSEU ATELIER - BARRA DO CHUÍ-BR


Calaguala Jazz Festival

Calaguala Jazz Festival

Gênero: Jazz / Latino

Local: MUSEU ATELIER - ESTRADA BARRA BRASILEIRA - BARRA URUGUAYA
Praia Barra do Chuí, Rio Grande do Sul, BR

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Limpeza de Acesso a Praia é realizado por equipes da Secretaria de Obras (SMOSU)


O acesso à praia da Barra do Chuí esta sendo feito pelas maquinas da SMOSU a fim de tornar possível a passagem de ambulânciae e viaturas policiais na beira-mar em operações de rotina e em casos de emergência.


Coleta de lixo da Barra do Chuí é realizada pelos trabalhadores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU)




Com o aumento do número de turistas nesta temporada 2011, a SMOSU tem intensificado o ritmo de coleta de resíduos no balneário da Barra do Chuí. Todos os anos, na temporada de veraneio, os trabalhos de coleta de lixo são intensificados garantindo um balneário com ruas limpas.

Embora o trabalho tenha sido intensificado, é necessária a concientização dos cidadãos e uma melhor infra-estrutura de cestos coletores de lixo distribuídos pelo balneário, a fim de garantir a eficácia da limpeza urbana e tornar cada vez mais bela a estadia neste paraíso chamado Barra do Chuí.

MILHARES DE TURISTAS NA FRONTEIRA BRASIL-URUGUAY




POR DIEGO LANDACHE - CHUY AL DIA

En materia de turismo, la ciudad de Chuy comienza a vivir a pleno la temporada 2010-2011, con la llegada en los últimos días de más 10 mil turistas. La mayoría de ellos, son brasileños de muy buen poder adquisitivo, aunque también se registró una cantidad muy significativa de europeos, procedentes de Francia, Alemania y Holanda.
Junto a las altas temperaturas típicas de la época, en promedio ubicadas en el orden de los 30º, comienzan a arribar cantidades significativas de turistas a la ciudad, la mayoría de ellos brasileños provenientes de diferentes estados, tales como Santa Catarina, Paraná, San Pablo, entre otros.
Nuestros vecinos del norte, que afortunadamente cada día más prefieren las costas uruguayas para pasar sus vacaciones, han poblado significativamente las calles de Chuy, generando una intensa actividad comercial, la cual se estima en un 5 % superior a la registrada el año pasado en el mes de diciembre.
Según algunas cifras aportadas por algunos free shops, los rubros que están a la vanguardia en ventas, en esta última semana de diciembre, son Perfumería y Cosméticos, Bebidas, y Electrónicos.
De acuerdo a las cifras manejadas, más de 10 mil turistas han pasado en estos últimos días del mes de diciembre por el control de ingreso al país, lo que permite pensar, que en nuestra ciudad el tránsito debió ser mayor aún, ya que generalmente un porcentaje no menor de los visitantes llegan en excursiones exclusivamente a realizar paseos de compra en la frontera. Otros, que también compran en Chuy, aunque en porcentaje bastante menor, no realizan la entrada a nuestro país ya que se instalan en los balnearios brasileños de Barra do Chuí, Alvorada, o Hermenegildo.
La buena cotización del dólar en brasil, que oscila en promedio en 1,68 reales por cada unidad de la moneda americana, 10 centavos por debajo que hace unos 4 meses atrás, nos genera una mayor expectativa, ya que le otorga al turista brasileño, a la hora de gastar en dólares, un mayor poder de compra.

EUROPEOS TAMBIÉN LLEGAN EN GRAN NÚMERO

Según algunos sondeos, cada vez son más los turistas europeos que llegan a los balnearios de Rocha, lo que genera aún más expectativas a los operadores turísticos de nuestro departamento.
De acuerdo a algunos datos obtenidos en hoteles de Chuy y alrededores, franceses, alemanes, holandeses, y hasta algunos suecos se han hospedado en los últimos días, en números bastante superiores a los acostumbrados.
La mayoría de ellos, según nos manifestaron, visitan por primera vez nuestro país, e indicaron que les fue recomendado las costas de Rocha por amigos, que han venido a nuestras tierras en otras oportunidades.
Respecto a la imagen que se llevan de nuestro departamento, estos destacan en primer lugar las hermosas playas y sus balnearios, en segundo lugar los hermosos campos y sus paisajes, y en tercer lugar nuestra frontera tan particular, que no solo atrae por los free shops, sino que genera una importante curiosidad, a la hora de observar la armoniosa convivencia de las variadas culturas aquí instaladas.

Fonte: http://chuydigital.blogspot.com/

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Vereador Néri é reeleito Presidente da Câmara de Vereadores de Santa Vitória do Palmar


Em Sessão na Câmara de vereadores de Santa Vitória do Palmar, nesta segunda-feira, (03-01), foi reeleito presidente da Casa legislativa, o vereador Néri Pinto Mirapalhete (PT). E, também foram eleitos o restante da mesa, ficando o vereador Marco Antonio Boa Nova (PSDB) como vice-presidente e a vereadora Maria Hylma (PT), com o cargo de secretária. Logo, depois a eleição foi empossada a mesa para o ano de 2011.

O presidente Néri disse em seu pronunciamento de posse, que dará continuidade nos trabalhos que já vinham sendo desenvolvidos na sua gestão anterior e que irá trabalhar na mesma forma em prol da comunidade, “discutindo as questões dentro da bancada e dentro do meu partido, cumprindo o dever militante obedecendo às regras programáticas e estatutárias, que as tenho bem vivas na minha memória”.

Acompanhe as transmissões ao vivo das sessões da Câmara de Vereadores de Santa Vitória do Palmar, através de nosso site, a partir das 18 hs. Nos dias 04, 05, 06 e 07 de janeiro.

Foto – Antonio Ferrari.

Fonte: http://www.jornalomomento.org/

Vereador Néri é reeleito Presidente da Câmara de Vereadores de Santa Vitória do Palmar


Em Sessão na Câmara de vereadores de Santa Vitória do Palmar, nesta segunda-feira, (03-01), foi reeleito presidente da Casa legislativa, o vereador Néri Pinto Mirapalhete (PT). E, também foram eleitos o restante da mesa, ficando o vereador Marco Antonio Boa Nova (PSDB) como vice-presidente e a vereadora Maria Hylma (PT), com o cargo de secretária. Logo, depois a eleição foi empossada a mesa para o ano de 2011.

O presidente Néri disse em seu pronunciamento de posse, que dará continuidade nos trabalhos que já vinham sendo desenvolvidos na sua gestão anterior e que irá trabalhar na mesma forma em prol da comunidade, “discutindo as questões dentro da bancada e dentro do meu partido, cumprindo o dever militante obedecendo às regras programáticas e estatutárias, que as tenho bem vivas na minha memória”.

Acompanhe as transmissões ao vivo das sessões da Câmara de Vereadores de Santa Vitória do Palmar, através de nosso site, a partir das 18 hs. Nos dias 04, 05, 06 e 07 de janeiro.

Foto – Antonio Ferrari.

Fonte: http://www.jornalomomento.org/

HOJE 03/01/2011 às 20hs - POSSE DA NOVA MESA-DIRETORA DA CÂMARA DO CHUI - BIÊNIO 2011/2012.

HOJE 03/01/2011 às 20hs - POSSE DA NOVA MESA-DIRETORA DA CÂMARA DO CHUI - BIÊNIO 2011/2012.

Assita a Posse pela Internet através do sitio eletrônico do Jornal O Momento:

http://www.jornalomomento.org/