quarta-feira, 30 de março de 2011

ÁGUAS DE MARÇO POR GILBERTO PEREIRA

Águas de Março*

É, acabou! A temporada de verão 2011 chegou ao fim. Ficou, como de costume, a esperança de que a próxima temporada possa ser melhor, e maior. Muito louvável a valentia daqueles que investem nos balneários da Barra do Chuí e Alvorada. Mesmo sabendo que muitas vezes, por falta de uma infra-estrutura turística adequada, as temporadas não sejam o “Eldorado”, os mesmos, ariscam sua sorte e fazem com que, desta maneira, possamos oferecer o mínimo de comodidade e conforto aos nossos visitantes. “Irmãos” brasileiros, “Hermanos” platinos e, até mesmo, “Brothers” de várias partes do mundo freqüentam nossas praias. Com planejamento e investimento, poderíamos, quem sabe, não tornar-nos um “Eldorado”, mas pelo menos, um local onde quem se dispusesse a investir, tivesse um retorno melhor. Muitas coisas precisam melhorar, cito uma em especial, o recolhimento do lixo. Mais uma vez houve um sério problema no que diz respeito ao recolhimento de lixo nos balneários da Barra do Chuí e Alvorada no fim de semana do carnaval. Como vem ocorrendo nos últimos anos, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) não disponibilizou pessoal para coleta de lixo nos balneários no feriadão de carnaval. Justamente em uma das principais semanas em número de turistas nestes balneários, não houve recolhimento de lixo por quatro dias (sábado, domingo, segunda-feira e terça-feira). Este, sem sombra de dúvida, não é o melhor tratamento que podemos dar à nossos visitantes que ao chegar aos balneários para descansar no período da folia de momo, tem que conviver com a imundice de nossas ruas (sem a presença de cestos coletores públicos e com muitos cachorros soltos). A prova de tamanho descuido foi a quantidade de cargas necessárias para fazer a limpeza dos resíduos destes balneários a partir da quarta-feira de cinzas. Esperamos que a partir do verão 2012, tenhamos um melhor planejamento por parte da SMOSU quanto a operação de limpeza de vias públicas no período de carnaval, o mais movimentado em nossos balneários. Queremos que nossos turistas retornem para suas cidades, propagandeando nossas belezas naturais e não tendo a impressão de que aqui o lixo faz parte da paisagem. São as “Águas de Março” fechando o verão, é a promessa de vida no teu coração.
*A metáfora central de "Águas de março" de Tom Jobim, é a passagem da vida cotidiana.

ARTIGO - A hora da Metade Sul _ Deputado Estadual Alexandre Lindenmeyer


A hora da Metade Sul

Da condição de “prima pobre”, a Metade Sul passou a despontar, a partir de 2003, como uma das regiões mais promissoras do estado. A retomada da indústria naval pelo governo Lula não só resgatou a histórica vocação do município de Rio Grande, que, rapidamente, emergiu da estagnação para ocupar o quarto lugar no ranking do PIB gaúcho, como se espalhou como uma verdadeira revolução pelas cidades vizinhas. Os investimentos no Polo Naval, hoje imprescindível para a Petrobras, chegaram a R$ 13 bilhões, atraindo uma centena de empresas e gerando milhares de novos empregos.

Se tudo isso elevou, com razão, nossa auto-estima e nossa perspectiva em relação ao futuro, não pode, de maneira alguma, nos lançar na inércia ou nos cegar diante dos enormes desafios que o desenvolvimento impõe. Felizmente, o governo do Estado sabe disso e está agindo, de forma rápida e cirúrgica, para enfrentar obstáculos que podem, a curto espaço de tempo, impedir o afloramento pleno de nossos potenciais e o aproveitamento das enormes possibilidades abertas pela cadeia produtiva do petróleo e do gás.

Dois projetos de lei, aprovados pela Assembleia Legislativa na madrugada do 17 de março, atestam o esforço do governo gaúcho para sustentar o ritmo de crescimento da região, reduzir as desigualdades e fomentar as novas cadeias produtivas. Um deles permite a utilização do Fundo Operação Empresa (fundopem) para a implantação de centros de pesquisa nos municípios da Metade Sul. A proposta prevê financiamento de 100% do investimento e da totalidade da folha de pagamento de pessoal por 24 meses, dependendo do montante do ICMS devido. Na prática, isso significa uma benéfica intervenção do Estado para equacionar dois dos principais gargalos da região: escassez de mão-de-obra especializada e carência tecnológica.

O outro projeto institui o Programa de Estruturação, Investimento e Pesquisa em Gás Natural, Petróleo e Indústria Naval do Rio Grande do Sul. Trata-se de um potente instrumento para estimular a inovação tecnológica, aumentar a escala competitiva das empresas e incentivar novos empreendimentos complementares à cadeia produtiva do petróleo e gás.

Em conjunto, as duas iniciativas representam o cumprimento do compromisso do governo do Estado de criar as condições necessárias para incorporar o Rio Grande do Sul ao projeto do pré-sal. Atualmente, as empresas locais fornecem cerca de 2% de tudo que Petrobrás consome em produtos e serviços. Com a exploração da nova riqueza, poderemos chegar a pelo menos 10% até o final da década, desde que consigamos enfrentar as deficiências nas áreas tecnológica e de formação de trabalhadores especializados.

Com o pré-sal, o Brasil será galgado ao ranking dos 10 maiores produtores mundiais de petróleo, aumentando sua importância econômica e geopolítica no cenário latino-americano e mundial. Como prometeu em campanha, o governador Tarso Genro está trabalhando para que o Rio Grande do Sul cresça no mesmo ritmo do País e para que o povo gaúcho não seja alijado dos frutos desta enorme fonte de riqueza, que se constitui num verdadeiro passaporte para o desenvolvimento pleno do nosso País, com crescimento econômico e, sobretudo, distribuição de renda.
Por Alexandre Lindenmeyer.

Demandas da Comunidade Chuiense ao Deputado Federal Fernando Marroni (PT)


Foto: Marta Correa(FOX), Miriam Marroni, Nelson Nunes (FOX)e Fernando Marroni

AUDIÊNCIA PÚBLICA COM A LÍDER DO GOVERNO TARSO, MIRIAM MARRONI (PT)
DOMINGO 20 DE MARÇO DE 2011. (13h30min)


*ANATEL
- Reivindicar melhorias no Serviço de Internet.

*AGRICULTURA
- Valorização do preço do Arroz.

*DESPACHANTES ADUANEIROS
- Terminal Aduaneiro Integrado. (Agendar Reuniões em Brasília).
*PAC
- Liberação de Recursos para Saneamento.

* PAVIMENTAÇÂO
- Pavimentação da Rua Hermenegildo na Barra do Chuí. (Analisar Viabilidade).
*PROGRAMA DE HABITAÇÃO E REFORMAS DE HABITAÇÕES NA ZONA RURAL
- Pesquisa/Diagnóstico da demanda, número de famílias.

*TRANSPORTE COLETIVO
- (Barra do Chuí) Encaminhamento de propostas ao prefeito Eduardo Morrone.

Demandas da Comunidade Chuiense ao Governo Estadual


AUDIÊNCIA PÚBLICA COM A LÍDER DO GOVERNO TARSO, MIRIAM MARRONI (PT)
DOMINGO 20 DE MARÇO DE 2011. (13h30min)



*AUDIÊNCIAS PÚBLICAS
FREE-SHOPS NO BRASIL
- Proposta de Audiência Pública na Assembléia Legislativa
REGULAMENTAÇÃO DE LEIS FRONTEIRIÇAS
- Proposta de Audiência Pública no Chuí ( Polícia Federal, Consulados e demais Orgãos Públicos)

*EDUCAÇÃO
- Pesquisa/Diagnóstico da viabilidade para instalação de cursos profissionalizantes.
- Falta de Instrutores em laboratório de informática (Escola Marechal Soares de Andréa)

*FEPAM
- Liberação da Estrada Hermenegildo- Barra do Chuí.

*INFRA-ESTRUTURA E LOGÍSTICA
Energia Elétrica CEEE
- Liberação de Instalação Elétrica para estrangeiros (Quando proprietários do Imóvel)
- Esclarecer porque o projeto de Iluminação do Acesso ao Município não está em funcionamento. (Transformadores)
Rodovias – DAER
- Reforma e manutenção da RS-669 (RS-80) entre Chuí e Barra do Chuí. (Escoamento de Safra e Turismo)

*OBRAS
- Complementação do Ginásio da Escola Estadual Marechal Soares de Andréa. (Protocolo 00684981900088)

*SAÚDE
SAMU
- Esclarecimento do motivo pelo qual a SAMU-CHUI não está funcionando. (Contra-partida).
SISTEMA ESTADUAL DE COMBATE A DROGAS
- Garantia de leitos no Hospital de Santa Vitória do Palmar
- Articulação de Políticas Públicas de Combate a Drogadição no município do Chuí.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Preocupação com crescimento do Porto do Rio Grande domina debate do PPA na Região Sul


Apresentação do PPA PARTICIPATIVO


• Seminário com mais de 500 participantes teve presença do vice-governador (E) e secretários estaduais
Um total de 534 pessoas, entre participantes e autoridades, estiveram no Auditório Central da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) para o debate do Plano Plurianual (PPA) Participativo na Região Sul. O vice-governador, Beto Grill, representando o governador Tarso Genro, coordenou a abertura da cerimônia, na manhã deste sábado (26). A potencialização das atividades decorrentes dos investimentos no Porto do Rio Grande e a preparação da região para os efeitos do crescimento da indústria naval dominaram os pronunciamentos e as preocupações de autoridades e cidadãos.

O Secretário de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, anunciou a inclusão do Plano Diretor de Desenvolvimento Econômico para a região de Rio Grande e municípios adjacentes na Carta-Consulta de financiamento junto ao BNDES. "Temos aqui investimentos bilionários, desde a ampliação do Porto à duplicação das estradas federais, mas precisamos estar preparados para os efeitos desse crescimento. Não queremos construir uma região de contradições entre PIB e índice de desenvolvimento, é preciso integrar as políticas para potencializar as atividades econômicas com sustentabilidade ambiental e inclusão social", afirmou o Secretário.

A deputada estadual Miriam Marroni, presente à cerimônia, também anunciou a projeção de parte dos recursos do Fundopem para a preparação da região aos efeitos do crescimento do Porto. A presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Sul, Selmira Ferembach, salientou a importância da integração das entidades representativas dos municípios para o fortalecimento da participação na gestão dos processos públicos.

Entre as propostas apresentadas pela população que se manifestou através de pronunciamentos públicos e encaminhamentos por escrito, estão:
- Políticas de desenvolvimento urbano, com programas de qualificação de mão-de-obra, de acesso diferenciado a jovens e trabalhadores de municípios da região ao mercado de trabalho
- Programas preventivos à expansão do tráfico de drogas e violência urbana, implementação de estrutura de atendimento e tratamento dos usuários de drogas
- Saneamento Básico, com aumento da capacidade de água tratada e ampliação da rede de tratamento do esgoto cloacal
- Integração da política de Habitação e Transporte Urbano dos governos federal e estadual, com financiamento dos bancos públicos para ampliação das unidades habitacionais
- Aeroporto Regional de Rio Grande e Pelotas
- Investimento em Hidrovias
- Investimento em Energia Eólica, com favorecimento aos municípios que possuem estudo de impacto ambiental para o aproveitamento desta fonte de energia alternativa: Jaguarão, Piratini e Santa Vitória do Palmar
- Construção de passarelas na RS 734

Gilberto Pereira, Martím Pereyra e Luis Laurino (Superintendente Administrativo do Porto de Rio Grande)

Além do direcionamento às atividades decorrentes da ampliação do Porto do Rio Grande, várias manifestações reivindicaram programas de preservação e valorização do patrimônio histórico da região. O estudo de alternativas para trabalhadores vinculados à atividade do fumo e da pesca, e o fomento à agricultura familiar e ao cooperativismo também foram apresentados como ações importantes para a região.

href="http://1.bp.blogspot.com/-OoMKlTta-v4/TZEMb00qjPI/AAAAAAAAAjo/bxyiaQOntz0/s1600/DSC04403.JPG">
Cartaz do PPA PARTICIPATIVO na FURG em RIO GRANDE

Ainda compuseram a mesa de autoridades o deputado federal Fernando Marroni, o Vice-Reitor da FURG, Ernesto Luiz Casares Pinto, o deputado estadual Alexandre Lindemeyer, representando o Presidente da Assembléia, a Secretária de Meio Ambiente, Jussara Cony, e o Secretário Executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), Marcelo Danéris, que apresentou a estrutura de funcionamento e atendimento do Conselho à platéia. O Reitor da FURG, João Carlos Brahm Cousin, compareceu na sequencia da atividade, e elogiou as divulgações de ações já estruturadas pelo Governo do Estado para infra-estrutura e políticas públicas regionais.

Texto: Carine Prevedello
Foto: Tammie Faria Sandri/FURG



Gilberto Pereira Participando do PPA PARTICIPATIVO

segunda-feira, 21 de março de 2011

A líder do governo, deputada estadual Miriam Marroni (PT), cumpriu intensa e produtiva agenda nas cidades de Santa Vitória do Palmar e Chuí.




A líder do governo, deputada estadual Miriam Marroni (PT), cumpriu intensa e produtiva agenda nas cidades de Santa Vitória do Palmar e Chuí. Na tarde de sábado (19), se reuniu com o prefeito Eduardo Morrone (PT), o ex-prefeito Claudio Pereira (Batata)(PT) e o vereador Neri Mirrapalhete (PT), Presidente da Câmara de Vereadores de Santa Vitória do Palmar. Em um segundo momento, o encontro contou com a participação da comunidade e representantes de associações. Foi tratada a organização de um seminário de turismo para a qualificação do setor na cidade, bem como da melhoria das estradas e recuperação da orla do Hermenegildo.


À noite, no Chuí, Miriam - acompanhada pelo marido e deputado federal Fernando Marroni - foi recebida em um camarote para acompanhar o Carnaval SEM FRONTEIRAS, que contou com o desfile da campeã de pelotas, escola do coração da deputada, Estação Primeira do Areal. "Foi muito bom, muito bem organizado. Não somente o Carnaval, mas toda a agenda de reuniões para recebimento de demandas das duas cidades. Parabéns ao companheiro Gil. Muito obrigada pela ótima receptividade do prefeito Hamilton Lima e sua família". Comentou Miriam.

A deputada Miriam Marroni, participou no inicio da tarde de domingo (20), junto com o Deputado Federal Fernando Marroni (PT), do programa Sem Rodeios na Rádio Oceanica FM, apresentado pelo vereador Paulo Gustavo Zandonai (DEM).

Na tarde de domingo (20), Miriam participou das 13h30min às 16h30min, de uma Audiência Pública para Apresentação de Demandas da Comunidade do Chuí ao Governo Tarso, na Câmara de Vereadores do Chuí. Estiveram presentes na Audiência Pública, o Presidente do PT Chuí (Gilberto Pereira), o Vice-Presidente do PP Chuí (Renato Martins), o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores (Carlos Henrique Segóvia-PP), O Presidente do Sindicato Rural do Chuí (Leão Bermudez), O Presidente da Associação de Moradores do Balneário Alvorada (Luis Martinez), O Líder da Bancada do PT na Câmara de Vereadores do Chuí (Alencar Rocha Borges), O Vereador Diego Mena (DEM), comerciantes, despachantes aduaneiros, aposentados, entre outros moradores da comunidade, que apontaram as principais demandas da cidade: Estradas; Programa de combate ao o crack; Facilitação, por parte da CEEE, da ligação de energia elétrica em propriedades de estrangeiros; e cursos de capacitação profissional entre outros temas. "A principal pauta é a abertura da área de livre comércio na fronteira do Brasil, permitindo que o município brasileiro receba 'free-shops', da mesma forma que o país vizinho".Comentou Miriam. A Deputada MIRIAM marcará audiência na Assembleia Legislativa para discutir a principal reivindicação da comunidade chuiense: A Abertura free-shops no Chuí Brasil!


Fonte: Blog da Deputada Estadual Miriam Marroni (PT)- Líder do Governo Tarso
http://miriammarroni.blogspot.com/search?updated-min=2011-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&updated-max=2012-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&max-results=50

domingo, 20 de março de 2011

GUERRA DA LÍBIA É A MATERIALIZAÇÃO DA RELAÇÃO "NORTE-SUL"



Aviões das forças aliadas voltaram a bombardear as forças do ditador da Líbia, Muammar Gaddafi, neste domingo (20). As ações buscam enfraquecer as tropas que atacam os rebeldes concentrados na região de Benghazi, no nordeste do país.

De acordo com a agência de notícias France Presse, dezenas de veículos militares de Gaddafi foram destruídos por bombardeios nos arredores de Benghazi.

A ação dos aliados - Estados Unidos, Reino Unido, França, Itália e Canadá - começou neste sábado (19), após a aprovação do Conselho de Segurança da ONu (Organização das Nações Unidas). A Líbia, está agora, sob uma zona de exclusão aérea, o que significa que aeronaves de Gaddafi estão proibidas de decolar e podem ser abatidas pelas aeronaves ocidentais.

De acordo com o almirante americano Mike Mullen, os aliados estão tendo "algum sucesso" contra as forças de Gaddafi na Líbia, mas ainda "há muito a ser feito".

Mullen disse à rede de TV CNN que as forças de Gaddafi não efetuaram voos nos últimos dias.
Enquanto isso, um funcionário do governo líbio da área de saúde disse que o número de mortos nos ataques aéreos das forças ocidentais subiu de 48 para 64.

- As pessoas morreram em decorrência de seus ferimentos, então o total de mortos subiu.

O número não pôde ser verificado com fontes independentes.
Fonte: http://noticias.r7.com/internacional/noticias/avioes-aliados-voltam-a-bombardear-a-libia-20110320.html

O líder líbio, Muammar Gaddafi disse neste sábado que armará os civis para defender a Líbia do que ele chamou de agressão "cruzada colonial" por forças ocidentais que lançaram ataques aéreos contra ele."É necessário agora abrir os armazéns e armar toda a massa com todos os tipos de armas, para defender a independência, a unidade e a honra da Líbia", disse Gaddafi em discurso transmitido pela televisão estatal após o início dos ataques."Chamo os povos e os cidadãos dos países árabes, islâmicos, da América Latina, da Ásia e da África a apoiarem o heróico povo líbio na confrontação contra essa agressão, que só vai aumentar a força, firmeza e unidade do povo líbio."Ele também disse que o Mediterrâneo e o norte da África são agora um campo de batalha, e que os interesses de países na região estarão em perigo de agora em diante.
Fonte: http://inteligenciabrasileira.blogspot.com/

A Líbia avalia oferecer contratos de blocos de petróleo a China, Índia e Brasil, países que considera amigos, em meio a seu conflito com rebeldes, disse a maior autoridade petrolífera do país neste sábado.O chairman da Corporação Nacional de Petróleo, Shukri Ghanem, disse que a produção de petróleo da Líbia caiu para abaixo de 400 mil barris por dia, ante os cerca de 1,6 milhão de barris de antes da crise, e alertou que as exportações do produto podem ser interrompidas caso a produção não seja restabelecida.
"Devido à situação, estaremos analisando dar diretamente contratos de blocos a países prontos para vir e trabalhar no país porque queremos aumentar a produção", disse ele.Ele mencionou Índia, China e Brasil como exemplos de potenciais parceiros e também pediu que empresas petroleiras ocidentais enviem de volta seus funcionários à Líbia para ajudar a retomar a produção, acrescentando que todos os contratos existentes serão cumpridos.
Fonte: http://inteligenciabrasileira.blogspot.com/

UMA VERGONHA PARA O MUNDO!!! O CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU PRECISA MAIS MEMBROS PERMENENTES, E O BRASIL PODE SER UM DELES!!! NÃO É POSSIVEL QUE EUA E REINO UNIDO COM O APOIO DO NAZI-FACISTA SARKOZY POSSAM BOMBARDEAR O PAÍS QUE QUIZEREM E NÃO SOFREREM SANÇÕES INTERNACIONAIS! O PETROLEO E O GÁS DA LÍBIA, É DO POVO LÍBIO, DA REPÚBLICA ÁRABE POPULAR E SOCIALISTA DA LÍBIA E NÃO DE NORTE AMERICANOS , INGLESES E FRANCESES! A LÍBIA É O PAÍS AFRICANO COM O MAIOR INDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO, PORÉM, UMA SEMANA APÓS ANUNCIAR A CRIAÇÃO DA OPEP DO GÁS, TEVE SUA AUTONOMIA TOTALMENTE FERIDA POR INTERESSES DE POTÊNCIAS OCIDENTAIS! FOI ASSIM NO IRAQUE, ESTA SENDO ASSIM NA LÍBIA E SE OS BRASILEIROS NÃO APOIAREM O FIM DESTES ABSURDOS, PODERÁ SER ASSIM NO BRASIL DEVIDO A IMENSA QUANTIDADE DE PETRÓLEO E GÁS DO PRÉ-SAL! LUTEMOS POR UM MUNDO MAIS IGUALITÁRIO!!! FIM IMEDIATO DO COLONIALISMO NO SÉCULO XXI !!!!

sábado, 19 de março de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA neste domingo 20-03 às 13:30 na Câmara de Vereadores do Chuí

CONVITE PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA

APRESENTAÇÃO DE DEMANDAS DA COMUNIDADE CHUIENSE AO GOVERNO ESTADUAL
COM A PRESENÇA DA LÍDER DO GOVERNO TARSO NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA - DEPUTADA ESTADUAL MIRIAM MARRONI (PT), DO DEPUTADO FEDERAL FERNANDO MARRONI (PT) E DE REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA.

DOMINGO – 20-03-2011
HORÁRIO – 13h30min
LOCAL – CÂMARA DE VEREADORES DO CHUI
RUA PERÚ 1039 – FONE: 32651659

Foto: Deputada Estadual Miriam Marroni (PT)


Foto: Deputado Federal Fernando Marroni (PT)

quarta-feira, 16 de março de 2011

Presidentes dos partidos participaram da comemoração e se pronunciaram no aniversário de 31 anos do Partido dos Trabalhadores.

Créditos: Taline Schneider

Momento histórico: presidentes dos quatro partidos juntos. Da esquerda para a direita: PMDB (Fabrício Matiello); PT (Eduardo Abreu); PSB (Maicon Machado); PDT (Fabrício Dutra)


A noite (12) em que os pelotenses comemoraram a passagem dos 31 anos do Partido dos Trabalhadores (PT), na sede partidária, foi marcada por um momento histórico: a sinalização de uma aliança do partido com o PMDB, PDT e PSB, em Pelotas, para as eleições municipais de 2012. Os pronunciamentos dos presidentes dos três partidos arrancaram aplausos dos filiados e militantes presentes.

O presidente do PSB, Maicon Machado, afirmou que o PT com 31 anos não é mais o mesmo de quando tinha apenas 13. “Os governos Dilma e Tarso mostram isso. Essa mesa é ponte de partida, não de chegada. Formar uma mesa com os partidos que não administram a cidade é fundamental para discutir o futuro de Pelotas”.

Já o presidente do PDT, Fabrício Dutra, elogiou a condução do PT pelo presidente Eduardo Abreu e disse querer consolidar no Estado – e reafirmar em Pelotas – a construção nacional que envolver PT, PDT e outros. “Estamos nesta noite histórica num local que abrigará uma grande aliança vitoriosa. Vamos trabalhar dia e noite para essa aliança acontecer”.

O presidente do PMDB, Fabrício Matiello, ressaltou o amadurecimento das direções do PT e PMDB, reconhecendo mútuos erros do passado. “O PT é muito importante para o país, tem sido muito importante. As nossas diferenças são menores que as nossas semelhanças. Ninguém irá desconstruir essa relação hoje formada, senão alguma medida autoritária, o que não concebemos”.

Líder do Governo

A deputada estadual e Líder do Governo Tarso Genro, Miriam Marroni, disse ter, enquanto os presidentes falavam, avaliado como é bom crescer, evoluir, amadurecer, militar por tanto tempo, entregar uma vida toda, "abandonar" a família, não desistir, persistir. "Que bom ter sido fiel. O resultado é o prazer de ver que o projeto está dando certo.

Para ela, a aliança é um processo de maturidade, civilidade. “O governo Lula nos mostrou isso e, agora, o governo Tarso também. Como não reconhecer isso e virar as costas¿

Miriam falou ainda da sua atuação como líder de Governo, das três reuniões já realizadas com a base aliada para discussão dos projetos e das próximas reuniões já agendadas com partidos da oposição e também com a base aliada. "Iniciamos um namoro que está caminhando para um grande casamento que vai além da avaliação das propostas do governo, mas também do estudo dos projetos e emendas de cada um dos partidos da base aliada". Ela concluiu ao afirmar que o PT não está velho, mas sim maduro e fortalecido. "Está no ponto", resumiu a deputada.
Para o Deputado Federal Fernando Marroni, não há partido na história moderna que tenha conseguido esta proeza. “De nascer da união de trabalhadores sindicalizados, chegar ao poder e mudar esse país".

Miriam Marroni acompanha governador Tarso Genro em visita às vítimas da enxurrada



Hoje será mais um dia de intenso trabalho em São Lourenço do Sul, depois da enxurrada que deixou submerso 50% do município desde a madrugada de ontem. A líder de governo, deputada estadual Miriam Marroni (PT) retona à cidade, nesta sexta-feira à tarde (11), acompanhando o governador Tarso Genro e o presidente do Parlamento gaúcho, deputado Adão Villaverde, para avaliar a situação, acompanhar os trabalhos, prestar solidariedade às vítimas e verificar às necessidades para a reconstrução.

Na manhã de ontem (10), ao se deslocar à Capital com saída de Pelotas pouco antes das seis horas, Miriam soube da tragédia quando ficou presa em uma fila quilométrica de centenas de veículos que se depararam com a BR-116 interditada. “Foi uma grande irresponsabilidade da Ecosul saber desde o início da madrugada que não havia passagem pela rodovia e não avisar seus usuários”. A indignação era grande de centenas de pessoas que passaram pela praça, pagaram o pedágio, percorreram cerca de 30 quilômetros para esperar na fila, retornar e novamente pagar o pedágio. “É um grande absurdo, é caso de denúncia para o Ministério Público e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)”.

Após pegar um desvio pelas BRs 392 e 290, que aumentou a viagem em cerca de 200 quilômetros passando por Canguçu, Encruzilhada do Sul e Pantano Grande, a deputada articulou durante a manhã ações de doações de donativos por meio de contatos com a Defesa Civil e prefeito de São Lourenço, além de rádios de Pelotas e Capital. “A água potável era a maior necessidade e ainda continua sendo. Pode ser entregue na Brigada Militar de Pelotas que levará ao município atingido”. Pela gravidade da situação, Miriam alterou sua rota e, após fazer o desvio e chegar a Eldorado do Sul, retornou a São Lourenço. Agora são necessários alimentos perecíveis, como arroz, feijão, macarrão, óleo e leite.


À tarde, a líder de governo participou de reunião com a Defesa Civil. Após, a deputada auxiliou no abrigo dos desalojados na Igreja Matriz, amparando inúmeras famílias atingidas e desoladas por parentes que ainda não haviam sido encontrados. No início da noite, Miriam se reuniu com o prefeito Zé Nunes, o vice, Daniel Raupp, o vice-governador Beto Grill, e inúmeras autoridades militares que encabeçam as ações de resgate e reconstrução. “Foi um reunião de grande resolutividade. O auxílio do aparato estadual, por meio da Defesa Civil e Secretaria de Segurança Pública, com grande contigente de militares e disponibilização de transportes específicos para o resgate (helicópteros, botes, lanchas), foi fundamental para um mais rápido atendimento e início dos serviços de reconstrução”, elogiou.

Procedimento de concessionária sobre interrupção da BR 116 é caso para MP, afirma Miriam Marroni


Foto: Deputada Estadual Miriam Marroni, Líder do Governo Tarso e Gilberto Pereira, Presidente do Partido dos Trabalhadores do Chuí

A ausência de informações acerca da interrupção da BR 116, nas proximidades de São Lourenço do Sul, por parte da concessionária que administra o chamado polo Pelotas, é um caso para o Ministério Público. A opinião é da deputada Miriam Marroni que, como inúmeros motoristas, passou na praça de pedágio do Retiro, na saída de Pelotas em direção à Porto Alegre, pouco antes das 6h30 desta quinta-feira (10) e não recebeu qualquer alerta sobre a situação da rodovia e indicações de rotas alternativas.

Tal como foi registrado por vários motoristas que desde cedo transitavam pela BR 116 na altura de São Lourenço, em relatos a emissoras de rádio, a ausência de informações sobre a interdição da rodovia e os transtornos decorrentes foram constatados pessoalmente pela deputada, que saiu de Pelotas por volta das 6h e constatou a situação de desespero dos moradores de São Lourenço do Sul. “É revoltante observar que numa situação como essa, em que a interrupção da rodovia foi informada pela Polícia Rodoviária Federal nas primeiras horas da madrugada, a Ecosul não tenha orientado os operadores das cancelas a informar e orientar os usuários”, afirmou.

A parlamentar passou em duas oportunidades pelo posto de pedágio do Retiro, no km 510 da BR 116, a primeira em direção a Porto Alegre por volta das 6h30min e pouco depois das 7h, com o objetivo de pegar a BR 392 até Caçapava do Sul para acessar a BR 290 em direção à Região Metropolitana “O procedimento adotado pela Ecosul causou transtornos a centenas de motoristas e à economia da região, é uma vergonha e um desrespeito ao usuário”, lamenta a deputada.

Campanha

O drama dos moradores de São Lourenço, tanto da área urbana, como da rural, também mobiliza a ação da deputada, que ainda no trajeto a Porto Alegre começou campanha por doações de água mineral, em contato telefônico com emissoras de rádio de Pelotas e São Lourenço e com eleitores. A orientação acerca da demanda mais urgente no momento foi dada pelo comando do 4° BPM, que está centralizando as doações.

Miriam aguarda orientações para desencadear campanhas em busca de materiais para o atendimento das necessidades dos flagelados do município. “É muito triste ver uma cidade tão bonita e acolhedora como São Lourenço do Sul passar por uma tragédia como esta. Estamos solidários e acompanharemos de perto esta situação”, adiantou a deputada por telefone, no trajeto a Porto Alegre.

Ela mantém contato permanente com as autoridades governamentais responsáveis pelo auxílio a desabrigados e vítimas de situações como a vivenciada pela comunidade de São Lourenço.

Chuva

A BR 116 está interditada desde o início da madrugada de hoje, devido às fortes chuvas registradas na noite de quarta-feira. As estimativas são de que a precipitação tenha chegado aos 300 milímetros, índice bastante superior à média para o mês de março.