segunda-feira, 22 de março de 2010

Enquanto os DEMO-TUCANOS inventam notícias, o Brasil não pára com o Governo do PT

PAC 2 pode contemplar Hidrovia do Mercosul

Brasília, 17/03/2010 - O deputado federal Henrique Fontana (PT-RS) solicitou hoje (17) a inclusão da Hidrovia do Mercosul no Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 2, que deverá ser lançado pela ministra Dilma Rousseff e pelo presidente Lula, no dia 29 de março. A reunião foi no Ministério dos Transportes, com o secretário de Gestão de Programas de Transporte, Miguel Bianco Masella. O prefeito de Santa Vitória do Palmar, Cláudio Pereira (Batata) (PT), o prefeito em exercício de Cachoeira do Sul, Ronaldo Trojahn (PMDB), e o secretário Neiron Viegas acompanharam a audiência em Brasília. "Estamos otimistas porque sentimos que poderemos viabilizar melhorias na hidrovia, através de recursos que podem ser assegurados no PAC 2", adiantou Fontana, logo após o encontro. As melhorias, segundo o deputado, deverão acontecer nas lagoas Mirim, Patos, e nos rios Jacuí e Taquari, que formam um "grande complexo hidroviário". As obras previstas devem ser de dragagem, derrocamento (desobstrução de rochas) e sinalização, por intermédio de implantação e melhorias dos terminais de cargas em Pelotas, Porto Alegre, Estrela, Cachoeira do Sul, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte e Rio Grande. "É o que estamos chamando de Corredor do Mercosul", disse Fontana.

Conforme o deputado, a Hidrovia do Mercosul "deverá trazer um impacto enorme no transporte, ao permitir a entrada e saída de cargas oriundas de toda a região do entorno da hidrovia, através do porto de Rio Grande e de Estrela, ligando ao modal ferroviário ao centro do país", detalhou o parlamentar.

Outros municípios gaúchos também serão beneficiados, caso haja a inclusão no PAC 2. São eles: Charqueadas, Tapes, Mostardas, São José do Norte, Arambaré, São Lourenço do Sul, Arroio Grande e Jaguarão. Fontana também tratou do mesmo tema na Casa Civil, onde pediu apoio ao projeto. "Estamos trabalhando para que consigamos incluir a hidrovia no PAC 2. Acredito que teremos êxito, pois o governo Lula tem investido em infraestrutura, e o projeto é muito relevante para o Rio Grande do Sul", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário