terça-feira, 31 de maio de 2011

Missão do Governo Tarso na Coréia - Interesse da Hyundai no Porto de RG



Integrantes do governo, secretários e jornalistas chegaram na manhã deste sábado (28) à Coreia do Sul. Empresários, representantes de universidades e dirigentes municipais vão integrar a comitiva neste domingo (29). O grupo faz parte da comitiva do Rio Grande do Sul que buscará conhecer as experiências do país. A agenda de trabalho começa, na próxima segunda-feira (30) e segue até a sexta-feira (04).


O governador Tarso Genro e os demais integrantes do Executivo Estadual viajaram na noite de quinta-feira (26) na companhia de parlamentares gaúchos, jornalistas, representantes de instituições empresariais, dirigentes de universidades e um pequeno grupo de empresários. Entre os empresários que embarcaram com o governador, está o gerente geral da Área de Instalações e Processos de Produção da Petrobrás, Ibsen Flores Lima.

Dentre as atividades que compõem a agenda da missão, está a apresentação das oportunidades de negócios a serem abertas no Brasil em virtude do pré-sal. Além da indústria naval, o governo gaúcho também está focado em ampliar o diálogo com a indústria de semicondutores e de eletrônicos.

A Coreia do Sul é o país líder em redes de comunicação sem fio e acesso à internet, registrando excelência em desenvolvimento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Há interesse da comitiva em conhecer a expertise coreana na área e averiguar a possibilidade de realizar projetos conjuntos para o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). Na quarta-feira (1º) pela manhã (horário coreano), haverá visita ao Instituto de Pesquisas em Eletrônica e Telecomunicações (ETRI), principal instituto daquele país de pesquisa em tecnologia da informação e de comunicações.

Fonte: Palácio Piratini



As constantes notícias de que a empresa coreana Hyundai estaria interessada no Porto de Rio Grande foram explicadas pelo deputado Alexandre Lindenmeyer e pelo governador Tarso Genro, diretamente da Coréia do Sul. Segundo o parlamentar, “o que a Hyundai propuser pode ser bem-vindo, desde que não altere o atual formato de gestão do Porto”.

Proprietária de uma frota de 140 navios que percorrem os oceanos de todo o mundo transportando conteineres, a empresa coreana fixaria um terminal exclusivo para as suas operações no local. O governador Tarso Genro disse que enviará um relatório sobre as características do Porto de Rio Grande para conhecimento dos executivos da Coreia. Por sua vez, os coreanos ficaram de enviar uma nota técnica, manifestando seu interesse de curto, médio e longo prazo. Não está descartada a hipótese de um diretor de lá vir conhecer de perto o nosso Porto.

Segundo o governador Tarso Genro, o objetivo da Hyundai não é administrar o Porto, substituindo a Superintendência: "Não há nenhum pedido e nenhuma pretensão de mudança do regime jurídico, já que os portos atuam com concessões que, concretamente, são as PPP's. Não há discussão de administração. Eles sabem que o regime jurídico é o acoplamento à base já existente", reafirma Tarso.

Alexandre vem mantendo contatos diários com sua assessoria de imprensa no sentido de contar sobre o que acontece de mais importante no dia-a-dia na Coreia. Em breve, mais informações.

O governador esclareceu a questão hoje pela manhã para a imprensa. Ouça o áudio da rádio Guaíba 720 AM

http://www.correiodopovo.com.br/Player.aspx?Data=5%2F31%2F2011+8%3A54%3A53+AM&Arquivo=178884&Ext=MP3&Legenda=Governador+Tarso+Genro+fala+sobre+parceria

Nenhum comentário:

Postar um comentário