segunda-feira, 9 de novembro de 2009

20 anos da Queda do Muro de Berlim!!!

MURO DE BERLIM



Parecia que com a Queda do Muro de Berlim, o mundo mudaria. A euforia era grande!
O Gigante soviético agonizava, graças a Perestroika e ao Glasnost!
A China ja não era a mesma dos tempos de Mao. E os regimes neoliberais começavam a ser implementados na escala de uma pandemia. Era o Fim da História para FUKUYAMA. Os heróis do Liberalismo Econômico tinham vencido. Mas HUNTINGTON era menos otimista e anunciava o "Choque de Civilizações". Como era de se esperar, a Globalização baseada no NEOLIBERALISMO era frágil, pois apoiava-se no lucro de poucos e na miséria da grande maioria. Acaba o século XX, e com ele a idéia de que o Neoiberalismo, com suas privatizaçoes salvaria a humanidade da pobreza, da fome, e da miséria.

o Século XXI começa com os movimentos reivindicatórios em alta, e a América do Sul desponta como uma das frentes desta nova alternativa de desenvolvimento. O exemplo do Povo da Venezuela, que elegeu HUGO CHAVEZ em 1998, passa a ser seguido em efeito dominó por toda a américa do sul, com a eleição de governos de caráter socialista no Brasil, Uruguai, Bolívia, Equador, Chile, Paraguai, etc.

O Fim da História não aconteceu e as transformações na política da América do Sul inspiraram inclusive, a chegada ao poder do primeiro presidente negro nos EUA, BARACK HUSSEIN OBAMA! Que hoje, no aniversário dos 20 anos da QUEDA do Muro de Berlim (tão comemorada por Neoliberais no mundo inteiro), segue o exemplo da América do Sul, e fortalece o poder do ESTADO Norte-americano. Ampliando a assistência médica pública em seu país.

Se algo caiu junto com o Muro de Berlim, foi a máscara dos Neoliberais, que já não tem mais base de sustentação nestes tempos. Seu ultimo apelo foi retomar aquilo que anos atrás achavam o simbolo do mal (O Muro da vergonha).

Vergonha é retomarem esse projeto, enquanto os povos oprimidos do mundo dão o exemplo de qual será o novo rumo que o mundo irá tomar neste século XXI.
O rumo da Solidariedade e do SOCIALISMO!

Vejam os exemplos da VERGONHA:

"Muro da Vergonha" de Israel na fronteira com a Palestina.





"Muro da Vergonha" dos EUA na fronteira com o México.



Nenhum comentário:

Postar um comentário