domingo, 8 de novembro de 2009

1ª Feira de Economia Popular Solidária - Rio Grande-RS


Neste sábado pela manhã,estive nos estandes da 1ª Feira de Economia Popular e Solidária de Rio Grande, que ocorreu de 5 à 7 de Novembro, no Ginásio da AFM.

Pude ver artesas, agricultores familiares, etc. Preocupados com um consumo consciente! Foi um prazer enorme para mim, poder comprar a deliciosa Ambrosia e o Arroz Orgânico , produzido pelos Assentados do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra(MST) de Santa Vitória do Palmar, que ofereciam outros diversos produtos. Um exemplo claro da importância do investimento em reforma agrária. Para solucionar não só a questão da fartura em alimentos, mas o de diminuir diversos problemas causados pela concentração fundiária.

Através da Economia Popular e Solidária é possível ter uma alternativa para uma alimentação carregada de agrotóxicos, trangênicos, etc. Evitar os efeitos de um consumo baseado em produtos descartáveis e que dispendem de de uma quantidade enorme de energia e combustíveis para serem produzidos e distribuidos. Tudo isto por estes produtos muitas vezes serem produzidos em regiões longínquas , até mesmo em outros países. Quando poderiamos consumir produtos de locais mais próximos, reduzindo assim a polição gerada pelos transportes, além de estar próximo do produtor, dinamizara economia regional e saber que o produto trás consigo, a certeza de que seu trabalho foi realizado respeitando o meio ambiente, e as famílias envovidas em sua produção. Quando consumimos produtos industrializados, muitas vezes não sabemos quais as consequências deste consumo, pois se preferirmos comprar sempre produtos produzidos por empresas multinacionais, que muitas vezes se valem da exploração de seus trabalhadores, não respeitando os direitos trabalhistas e até mesmo os direitos humanos. Poderemos estar gerando desemprego, pobreza e violência em nossa região.

Ao escolher o que vamos consumir, não estamos nos preocupando com a nossa satisfação nas próximas horas , ou nos próximos dias, mas sim, escolhendo o tipo de vida e de mundo que nós e as gerações futuras irão ter. Ao preferir um produto saudável, produzido de maneira ambientalmente sustentável por trabalhadores que dividem de forma solidária os resultados econômicos de sua atividade, estamos escolhendo um futuro melhor, menos desigual, menos violento, mais justo e mais seguro sob todos os aspectos.

Saiba mais sobre a Economia Popular e Solidária em Rio Grande pelo Sitio:

www.forumepsriogrande.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário