quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Atentado de 11 de Setembro na História da América Latina




No dia 11 de Setembro de 1973 o Palácio La Moneda (Sede do Governo do Chile), foi atacado à bombas pela aviação chilena, sob comando do General Augusto Pinochet.

Em 1970, o povo chileno havia eleito pela primeira vez no mundo, um presidente de esquerda através da Coalizão chamada Unidad Popular da qual faziam parte o Partido Socialista, o Partido Comunista entre outros partidos de esquerda chilenos.

A espectativa era enorme. Mas no Chile da década de 70, assim como no restante da América Latina (exceto Cuba), os meios de produção eram de propriedade de poucos(principalmente empresas norte-americanas).

Mas a CIA, soube realizar com precisão, a formula para o caos no Chile. Um conjunto de operações encobertas, como atentados terroristas , assassinatos, sabotagens, boicotes e greves patronais, junto com a oposição dos representantes da elite no congresso e o controle da mídia. Permitiram que o Chile se tornasse ingovernável, e em 11 de setembro de 1973, o bombardeio aéreo no Palácio La Moneda, ceifou a vida de Salvador Allende, um dos tantos latino americanos que sonhavam com uma américa e um mundo mais justo e igualitário.

O golpe militar no Chile, gerou uma das lembranças mais tristes para a América Latina, a imagem do Estádio Nacional do Chile, servindo como campo de concentração para todos aqueles que sonhavam e trabalhavam para construir um Chile solidário e livre.

O exemplo destes e de tantos outros companheiros que deram sua vida, e sua morte à causa da Justiça Social, deve ser lembrada por todos nós permanentemente. Mas datas históricas como o 11 de setembro, não devem passar despercebidas, e devem ser sempre lembradas para não deixar no esquecimento as atrocidades a que foram submetidas nossas populações nestes mais de 500 anos de invasões, lutas e explorações.

Há Braços

Nenhum comentário:

Postar um comentário