quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Ministro do Desenvolvimento Agrário - Guilherme Cassel defende a revisão dos Indices de Produtividade Rural




Nesta Quarta-feira 02 de setembro, em entrevista ao Programa Conversas Cruzadas da TV Com, apresentado por Lasier Martins. O Ministro do Desenvolvimento Agrário - Guilherme Cassel, defendeu a atualização dos indices de produtividade rural, utilizados atualmente. Já que os mesmos foram estabelecidos em 1975.

Os avanços das técnicas nestes últimos 30 anos, permitem que muitas culturas possam ter seus índices de produtividade até mesmo dobrados. O Ministro Cassel comentou que em uma escala de 1 a 10, a revisão proposta esta em um estágio de número 4, pois se fossem levadas a uma revisão extremamente criteriosa, os índices poderiam ser bem maiores do que os propostos.

A defesa da Agricultura Familiar , por parte do Ministro foi exemplar. A Agricultura Familiar, segundo Cassel. Corresponde a maior parte do PIB da agricultura do Rio Grande do Sul. Também comentou sobre a importância que os investimentos realizados na Agricultura Familiar durante o Governo LULA, através de programas como o Luz para Todos e PRONAF (que atende os Agricultures Familiares com assistência técnica e crédito).

Ações como esta, garantem condiçoes para que hoje os Agricultores Familiares tenham dignidade em permanecer no campo. Evitando o "inchaço" das cidades, como ocorreu nos anos 60, 70 e 80, quando o incentivo a concentração de Terras era evidente. Política Pública que tantos males causou para a sociedade brasileira (aumento da violência, do desemprego e da fome em torno das periferias das cidades).

O Ministro Guilherme Cassel, explicou que muitos preconceitos existentes com relação ao Movimento dos Trabalhadores Ruraias Sem-Terra , não se sustentam. Como exemplo, respondeu o questionamento do Entrevistador que indagou sobre a presença de desempregados da cidade dentro do MST. Cassel respondeu com base em levantamentos do Ministério que comprovam, mais de 85% dos Assentados ou acampados são provenientes do Campo.

Perguntado sobre a importância Econômica da Agricultura Familiar, Cassel foi enfático. - Esta corresponde por grande parte das exportações agrícolas, e movimenta diversos setores da economia ligados a produção agrícola, como o de tratores, que cada vez mais são adaptados pelas empresas às condiços da agricultura familiar!

Entrevistas como esta são esclarecedoras no que diz respeito às ações desenvolvidas pelo Governo Federal com relação aos trabalhadores do campo. Percebemos a importãncia que a valorização deste setor da economia tem para nossas vidas. Pois é do campo e principalmente da Agricultura Familiar, que provêm grande parte da carne, do leite, e de diversos alimentos que consumimos diariamente.

Há Braços

Nenhum comentário:

Postar um comentário