sábado, 26 de setembro de 2009

II Cúpula América do Sul-África (ASA)


Entre os planos de educação da II Cúpula América do Sul-África (ASA), que se realiza na Isla de Margarita, estado Nueva Esparta (República Bolivariana da Venezuela). Está a criação da Universidade dos Povos do Sul.

O ministro do Poder Popular para a Educação Superior da venezuela, Luis Acuña. Anunciou um plano de ações para atacar os problemas estruturais na educação da América do Sul e da África. Como a baixa alfabetização, e entre outros aspectos, a luta para erradicar a pobreza em ambas as regiões. Para isso é nescessário formar profissionais em diferentes áreas, para possibilitar um maior desemvolvimento de nossos países. A educação torna-se portanto, um elemento fundamental para a integração e desenvolvimento dos nossos povos.


Para tanto , se propoe a criação de redes de instituições universitárias , que permitam a homologação de títulos entre os países participantes do Encontro.
O ministro venezuelano concluiu dizendo que:

"Hay mucha acogida a este planteamiento de integración en manera universitaria, porque eso nos dará movilidad académica entre nuestros países, pues es un proyecto para intercambiarnos con los países del ámbito SUR-SUR que estamos llamados a la solidaridad y la cooperación para beneficio de toda la sociedad".


Entre outras coisas que estão acontecendo na Cúpula, o Lider revolucionário líbio, Muammar al-Gaddafi recebeu ao presidente da República Bolivariana da Venezuela Hugo Chavez, em uma tenda beduína (típica dos povos nômades da Líbia), montada na Isla Margarita.


Neste Sábado ocorrem várias reuniões bilaterais entre as dezenas de chefes de estado presentes no Caribe Venezuelano. E no Domingo encerra-se a II Cúpula América do Sul - África, com a assinatura de acordos entre os representantes dos países presentes.

Este é mais um passo na Interação SUL-SUL. Que se mostra cada vez mais como a melhor alternativa para os Países que sofreram centenas de anos de exploração!


Fonte:Rádio Nacional de Venezuela - Ministério del Poder Popular para la Comunicación y la Información.
Ouça a programação da Rádio Nacional de Venezuela às 24 hs no seu computador. Acesse:


www.rnv.gov.ve

Nenhum comentário:

Postar um comentário