
Hugo Chavez participou do Festival de Veneza, já que um filme-documentário sobre o Movimento de "Renascimento" na América Latina, foi um dos filmes que participou do Festival. Quando Chávez entrou na sala, ao lado de Oliver Stone, os aplausos foram efusivos.
O documentário conta a ascensão de Chávez ao poder, suas mudanças e como vários presidentes sul-americanos foram eleitos. Rafael Correa do Equador, Fernando Lugo do Paraguai, Evo Morales na Bolívia. Eles e Nestor e Cristina Kirchner, assim como Luiz Inácio Lula da Silva, são entrevistados.
Uma fala do presidente brasileiro foi aplaudida durante o evento em Veneza: “Nós pagamos o FMI, pagamos o Clube de Paris, não devemos nada a ninguém”. Ele diz ainda que vê a America do Sul unida em bloco, como a União Européia. “Vejo e trabalho para isso. Que tenhamos uma única moeda, um parlamento, instituições políticas e sindicais unificadas. É a primeira vez que pobres são tratados como seres humanos.”
No momento que os créditos subiram, ao som de “South American Way”. Hugo Chávez acenou e os aplausos se estenderam por cerca de dez minutos. “Estamos fazendo uma revolução pacífica na América do Sul”, disse, repetindo uma frase do filme. E concluiu:
“Quando os europeus chegaram à América do Sul, havia 90 milhões de aborígenes. Duzentos anos depois, havia 4 milhões. Depois eles levaram 20 milhões de africanos. E nós nascemos daí. Queremos um mundo melhor onde negros, índios e brancos sejam iguais."
Fica a espectativa de uma verdadeira transformação de fato na Conciência Popular da América Latina e do Mundo !
Vale a pena assistir o Filme-documentário, nos enche de orgulho!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário