sábado, 19 de setembro de 2009

Presidente da Venezuela (Hugo Chavez). Participa do lançamento do Filme "South of the Border" de Oliver Stone no Festival de Veneza



Hugo Chavez participou do Festival de Veneza, já que um filme-documentário sobre o Movimento de "Renascimento" na América Latina, foi um dos filmes que participou do Festival. Quando Chávez entrou na sala, ao lado de Oliver Stone, os aplausos foram efusivos.

O documentário conta a ascensão de Chávez ao poder, suas mudanças e como vários presidentes sul-americanos foram eleitos. Rafael Correa do Equador, Fernando Lugo do Paraguai, Evo Morales na Bolívia. Eles e Nestor e Cristina Kirchner, assim como Luiz Inácio Lula da Silva, são entrevistados.

Uma fala do presidente brasileiro foi aplaudida durante o evento em Veneza: “Nós pagamos o FMI, pagamos o Clube de Paris, não devemos nada a ninguém”. Ele diz ainda que vê a America do Sul unida em bloco, como a União Européia. “Vejo e trabalho para isso. Que tenhamos uma única moeda, um parlamento, instituições políticas e sindicais unificadas. É a primeira vez que pobres são tratados como seres humanos.”

No momento que os créditos subiram, ao som de “South American Way”. Hugo Chávez acenou e os aplausos se estenderam por cerca de dez minutos. “Estamos fazendo uma revolução pacífica na América do Sul”, disse, repetindo uma frase do filme. E concluiu:

“Quando os europeus chegaram à América do Sul, havia 90 milhões de aborígenes. Duzentos anos depois, havia 4 milhões. Depois eles levaram 20 milhões de africanos. E nós nascemos daí. Queremos um mundo melhor onde negros, índios e brancos sejam iguais."

Fica a espectativa de uma verdadeira transformação de fato na Conciência Popular da América Latina e do Mundo !

Vale a pena assistir o Filme-documentário, nos enche de orgulho!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário