segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Presidente da República Socialista Árabe da Líbia recebe "Ordem Símon Bolivar" de Hugo Chavez



O Presidente da República Socialista Árabe da Líbia (Muammar Al-Ghadaffi*) recebeu a "Ordem Símon Bolivar" de Hugo Chavez, em evento realizado nesta noite de segunda 28 de setembro de 2009. Na Universidade Bolivariana de Venezuela.

Após estar presente à Cúpula da ASA (América do Sul-África) realizada neste final de semana na Isla Margarita, Departamento de Nueva Esparta. O Líder Revolucionário Líbio passou o final de semana em sua tenda beduína montada no pátio do hotel onde estavam os demais líderes que participaram da cúpula. E nesta segunda recebeu a Ordem Simón Bolivar das mãos do anfitrião. O presidente da República Bolivariana da Venezuela, Hugo Chavez. Que disse em um discurso histórico:

" Muammar Ghadaffi é para o povo da Líbia, o que Simón Bolivar é para o povo da Venezuela! Seu Libertador ! "

Ambos falaram sobre a importância de criar uma alternativa para os países do SUL. Uma alternativa que acabe com a exploração imperialista que estes povos vem sofrendo a centenas de anos. Enfatizaram o caminho SOCIALISTA. Como a única alternativa possível.

A ASA mostra-se uma alternativa muito boa para os povos da América do Sul e África. Que juntos possuem mais de 1 bilhão de habitantes, e com os acordos assinados neste final de semana, ficam na espectativa que a integração faça com que muitos problemas enfrentados possam ser solucionados.
Para isto, já é uma realidade a Criação do Banco do SUL, que começa suas atividades com mais de 20 bilhões de reais para financiar açoes nos países do SUL.

Assisti a este encontro histórico na Universidade Bolivariana da Venezuela através do site da TeleSUR, que transmitiu o evento ao vivo! Assista a programação em:
www.telesurtv.net


* Muammar Al-Ghadaffi, nasceu em uma tenda beduína da Líbia(País que vivia sob domínio Italiano). Em 1969 participou do Movimento Revolucionário que acabou com a Monarquia no país. Ajudou a instaurar um Regime Socialista Árabe. Nestes anos de governo, Al-Ghadaffi (ou Kataffi) sofreu um duro embargo econômico, promovido principalmente pelos Estados Unidos. Mesmo assim, hoje a Líbia se mostra como um exemplo para o mundo, pois possui o Indice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais alto , em todo Continente Africano! Uma raridade no continente africano, tão arruinado por séculos de exploração imperialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário