segunda-feira, 14 de setembro de 2009

José Edvaldo da Silva atravessou o Brasil a pé até chegar ao CHUÍ


José Edvaldo da Silva (Zé da Silva), tinha como objetivo conhecer a cidade do Chuí. Mas como não tinha dinheiro para fazer a viagem. Conseguiu realizar seu sonho caminhando. Saiu de Grajaú no Maranhão em 2004. Percorreu 15 estados e quase 1.000 cidades brasileiras.
Carrega consigo apenas uma mochila. Com roupas íntimas, uma garrafa de água e não mais do que isso!

Conheci a história de Zé da Silva , no Jornal do Almoço (Rio Grande) no final do mês de Agosto. Fiquei curioso por sua história de perseverança e desapego. Desejei conhecer esta figura tão diferenciada. Pois no dia 3 de setembro. Eu estava rumo ao Chuí, mais precisamente na Reserva Ecológica do Taim. Entre um carro e outro peguei uma carona com minha companheira de geografia Raquel, e não é que lá na estrada, alguns quilometros mais a frente estava o Zé. Com camiseta e Bandeira do Brasil em punho. A festa foi grande, bozina, acenos, gritos. Chovia. Ele caminhava. Nós seguimos. Entreparamos, mas seguimos. Não foi desta vez que a conversa com ele aconteceu. Achei que nunca mais o veria. Ficou retida a vontade de falar pessoalmente , "Parabéns por sua força de vontade"!Fazer o que?

Neste Domingo, estava eu novamente na estrada, desta vez no trecho entre Barra do Chuí e Chuí. De Onibus. E não é que o Zé também estava lá.
Desta vez não exitei. Dei o sinal e desci na primeira parada. Também estava eu de mochila, pois iria viajar para Rio Grande. Desci e fui caminhando em direção ao Zé. Pensando em quantos passos este homem deve ter dado nessa sua caminhada pelo Brasil.

"Olá companheiro!" estas foram as palavras do Zé!
Incrível, estava falando com o Zé!
ELE CONSEGUIU.

José da Silva estava voltando de uma caminhada de muitos quilometros, e de incontáveis passos. Conversamos um pouco. O Zé me contou um pouco sobre seu sentimento de missão cumprida. Caminhar desde 2004, para chegar até o Chuí. Indiquei um local pra ele fazer sua refeição. Contribui com o que pude na "intera" para o almoço. E ele partiu.

Ficou a lição de um Brasileiro nato, pois a camiseta "canarinho", e a Bandeira do Brasil, indicavam para todos que o viam. Este é um brasileiro!!!
Seu nome e sobrenome confirmavam ainda mais esta impressão: José(ZÉ) da Silva!
Um Brasileiro que não desistiu nunca, até conseguir seu objetivo!

Fica uma enorme angustia. Pois é lamentável ver que uma pessoa como o Zé tenha feito tanto esforço para conhecer o Chuí. E que mesmo com todo esse simbolismo que nossa cidade tem para o Brasil. Nossos dois prefeitos e suas equipes, tenham feito tão pouco para o desenvolvimento do nosso Turismo nestes mais de 13 anos de município.

Um comentário:

  1. Oi Gilberto, meu nome é Daniele, e sou do municipio de Monte Castelo/ SC, acebei de chegar da missa onde o seu Ze da Silva, estava, conheci ele na quinta-feira e confesso que fiquei emocionada com a historia dele, e ainda mais com o que vc falou dele tb, na missa ele disse, na sua simplicidade, que era so escrever seu nome no computador que iria aparecer uma historia dele, pois bem, foi a primeira coisa que fiz...
    Seu Ze deixou muitas pessoas emocionadas em meu municipio...Que sua missao de chegar em casa, no Maranhao, seja cumprida e abençoada

    Abços!!!

    Dani...

    ResponderExcluir